Cidades

Taxistas de Guarulhos participam de ato no Rio de Janeiro

Mais de 60 taxistas da Guarucoop, que atuam no Aeroporto de Guarulhos, participaram nesta sexta-feira de uma grande manifestação no Rio de Janeiro, contra o uso de aplicativos de celulares, que concorrem com a categoria. A mobilização teve a adesão em massa dos amarelinhos, como são conhecidos os táxis que atual na capital carioca. Segundo estimativas dos organizadores, mais de 3500 táxis participaram, incluindo profissionais de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
 
Foram cerca de 70 taxis mineiros, 10 de Curitiba e 115 de São Paulo e os demais de diversas cidades cariocas. A ida dos taxistas da Guarucoop se deu a partir da organização, que convidou a categoria a seguir para o Rio de Janeiro de forma voluntária. 
 
Os taxistas deixaram Guarulhos por volta das 22h desta quinta-feira e seguira pela via Dutra até o Rio de Janeiro. Eles foram recepcionados, ainda de madrugada, a 50km da cidade do Rio de Janeiro, onde havia uma equipe de taxistas amarelinhos. Por volta das 5h eles seguiram viagem em carreata até o Aterro do Flamengo.
 
Essa manifestação teve objetivo de cobrar as autoridades da fiscalização e administração pública contra o transporte clandestino de passageiros que, segundo representantes da categoria, tem aumentado principalmente com uso de aplicativos para smartphones. A legislação brasileira diz que apenas os táxis têm permissão para transportar passageiros em veículos de até 7 lugares e estão licenciados na categoria aluguel, ao contrário dos irregulares que não possuem essa licença. 
 
A manifestação foi pacífica e muito bem organizada, todas autoridades foram comunicadas antecipadamente. Teve início às 8h e se estendeu ate por volta das 13h. O fim da mobilização também foi organizada e pacífica e os táxis foram acompanhados durante todo o tempo  pelas entidades de segurança local.
 

Posso ajudar?