Uma verdadeira invasão de táxis com placas de São Paulo está ocorrendo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, local que tem a operação exclusiva para profissionais ligados a Guarucoop, cooperativa Azul e Branco, que reúne taxistas de Guarulhos.
Com o advento de aplicativos de celulares, que oferecem corridas a partir de chamados diretos dos passageiros, táxis de São Paulo passaram a “cercar” o Aeroporto Internacional a espera de possíveis clientes, promovendo uma concorrência desleal com os taxistas guarulhenses. O problema se agrava com a total omissão da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT), que deveria promover a fiscalização no local.
Em mensagem enviada ao WhatsApp do GuarulhosWeb, um taxista de Guarulhos – além de enviar uma série de fotos de táxis paulistanos, que ficam escondidos nas locadores e em vias ao redor dos hotéis próximos ao Aeroporto – cita que há total omissão por parte da Prefeitura de Guarulhos, que não faz nada para coibir a ação dos clandestinos, já que eles não têm autorização para atuar na área. Com isso, os taxistas de Guarulhos se sentem prejudicados, já que vem diminuindo sensivelmente o número de corridas a partir do Aeroporto.
Os taxistas de Guarulhos ainda defendem que os aplicativos (Easy Táxi, 99 táxis , Wappa) implantem uma espécie de “cerca eletrônica” para impedir que passageiros de Guarulhos possam utilizar veículos de outras cidades.