Cidades

Taxistas vão à Câmara pedir regulamentação de aplicativos de transportes

Um grupo de taxistas esteve na tarde desta quinta-feira (3) na Câmara Municipal de Guarulhos para protestar contra a falta de regulamentação dos sistemas de aplicativo de transporte, como o Uber. Segundo presidente do Sindicato dos Taxistas de Guarulhos, Robson de Jesus Xavier, a concorrência se tronou desleal.
 
Desde que os aplicativos de transporte surgiram, os taxistas passaram a exigir uma legislação que leve em consideração um maior equilíbrio em relação à concorrência, estabelecendo padrões como motoristas autorizados, vistorias de veículos e outras exigências. 
 
Segundo pesquisa no site Reclame Aqui, o aplicativo Uber está em 8° lugar entre as empresas com mais reclamações nos últimos 12 meses.  O ex-vereador, Edmilson Americano, presidente da Abracontaxi (Associação Brasileira das Cooperativas de Táxis), disse na tribuna que os motoristas que prestam serviços pelos aplicativos trabalham em um regime de exploração, uma vez que a empresa responsável colocaria regras próprias que obrigaria o motorista a trabalhar por horas, sem tempo até para realizar a manutenção dos veículos.
 
Ele citou ainda que a concorrência é desleal, já que a empresa impõe tarifas baixas para atrair os consumidores. Porém, quando há falta de veículos à disposição, o valor aumenta. “Tem motorista que fica off line esperando a tarifa subir para poder cobrar mais. Isso é capitalismo selvagem. Eles querem falir a concorrência, no caso os taxistas, para então poder ditar as regras do mercado”. 
 
Americano lembrou dos transtornos no bairro Cecap, onde motoristas do Uber se reúnem para aguardar por chamados aproveitando a localização que proporciona viagens longas provenientes do Aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. 
 

Posso ajudar?