Saúde

#TBTGuarulhosWeb: há dois anos Guarulhos deu alta a último paciente internado em hospital de campanha

Foto: Márcio Lino

Em abril de 2020 a Prefeitura de Guarulhos inaugurou no Cecap o 3CGru, hospital de campanha para tratar casos de coronavírus. Cinco meses depois, a unidade foi encerrada com mais de 90% de taxa de sobrevida e casos emblemáticos de superação.

No dia 2 de setembro de 2020, a equipe do local comemorou a última alta do hospital. E.S.G., de 63 anos, que deu entrada no local em estado grave há sete dias e foi direto para a UTI, deixou a unidade totalmente curado e com uma grande festa preparada pelos profissionais para celebrar mais uma vida salva dentre as mais de 600 que conseguiram se recuperar.

“De cada dez pacientes que ingressaram na UTI deste complexo, oito saíram vivos, enquanto que nos Estados Unidos aconteceu justamente o contrário no início da pandemia”, comemorou na ocasião Fabiano Luz, especialista em terapia intensiva, clínica médica e radioterapia, que atuou como responsável técnico da UTI do Centro de Combate ao Coronavírus desde sua implantação.

Durante os cinco meses de funcionamento, o hospital de campanha de Guarulhos contabilizou mais de 800 internações de pacientes graves, pouco mais de 120 transferências, 89.500 exames (bioquímicos, ultrassom, tomografia computadorizada e raio X) e 86 óbitos.

Posso ajudar?