Cidades

Tear festeja 14 anos de inclusão social pelo trabalho, cultura e convivência

O Tear, um serviço de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Guarulhos comemorou com festa seu aniversário de 14 anos nesta terça-feira (22). Criado em 2003 para promover a inclusão social de cidadãos em situação de sofrimento psíquico, por meio da geração de trabalho e renda, o Tear atende atualmente 150 pessoas em suas nove oficinas: Culinária, Encadernação, Jardinagem, Marcenaria, Mosaico, Papel Artesanal, Serigrafia, Tear & Costura e Vitral.
 
Apoiadas nos princípios da Economia Solidária, as oficinas proporcionam o protagonismo e a participação ativa das pessoas, aumentam seu poder de contratualidade social e geram valores como a cooperação, a solidariedade, a coletividade, a formação de redes e a promoção de saúde. O secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, ao lado de sua adjunta, Graciane Figueiredo, participou da festa e disse que o sonho de sua equipe é ter um serviço como o Tear em cada região da cidade.
 
Para comemorar todas as conquistas ao longo de 14 anos na cidade, a festa contou com a apresentação do vocalista do grupo musical Vitoriano e Seu Conjunto, que já se apresentou em vários espaços da Capital. “Lucidez, como foi que te perdi?” foi o trecho inicial da primeira de uma série de músicas executadas, todas elas acompanhadas com atenção pelas pessoas atendidas no Tear.
 
 
Na sequência, houve uma roda de conversa com a coordenadora do curso de Psicologia da PUC, Elisa Zaneratto Rosa, que falou da Reforma Psiquiátrica e da importância de serviços como o Tear nesse processo. “O Tear representa um serviço que ainda não conquistamos plenamente no Brasil”, elogiou. Segundo ela, apesar de todos os avanços em Saúde Mental nos últimos 30 anos, ainda existem 25 mil leitos psiquiátricos no país, sendo que 11 mil pessoas moram nesses hospitais.
 
 
A festa do Tear ainda teve direito a bolo, confeccionado pelos participantes da oficina de Culinária, lançamento de novos produtos das oficinas, bem como apresentação do músico Luís Fabiano Viana. Também prestigiou o evento, a chefe da seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, Viviane Renata Anze.
 
 
Tear
 
As pessoas atendidas pelo Tear são todas encaminhadas pelos demais serviços da rede municipal de Saúde. São adultos em situação de sofrimento psíquico e outras vulnerabilidades socioafetivas. Ao serem indicados para integrar o projeto, os participantes escolhem uma das oficinas desenvolvidas no local e começam a vivenciar a experiência de trabalho nos moldes do cooperativismo, como uma forma inovadora de manutenção da saúde.
 
 
Todos os produtos confeccionados nas oficinas são comercializados, sendo que parte da renda é revertida para a compra de materiais utilizados no processo de produção e, o restante, é dividido entre os assistidos, em forma de uma “bolsa-auxílio”.
 
 
As pessoas interessadas em adquirir os itens fabricados nas oficinas podem escolher os produtos no site e solicitar orçamento, bem como visitar a loja do Tear, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Silvestre Vasconcelos Calmon, nº 92, na Vila Moreira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2409-2200 ou 2475-1758.

Posso ajudar?