Economia

Tecfil comemora sete anos de melhoria contínua

Empresa acaba de completar 300 eventos Kaizen

A Tecfil, uma das principais fabricantes brasileiras de filtros para a indústria automobilística, com fábrica em Guarulhos, acaba de completar 300 eventos Kaizen, em sete anos da criação do Comitê de Melhoria Contínua. Desde a sua instituição, em 2003, o comitê promoveu mudanças culturais, criando um ambiente de proatividade entre os colaboradores, o que resultou no reconhecimento de clientes e de fornecedores e até de empresas de outros segmentos e setores de atividade, pela qualidade dos produtos, pontualidade das entregas e custos competitivos.

Dos organismos especializados, recebeu todas as certificações relacionadas à qualidade, saúde, segurança no trabalho e meio ambiente. As mais recentes conquistas foram do CIESP – Nexo – Núcleo de Excelência Operacional – o reconhecimento entre uma das cinco melhores empresas da região de Guarulhos em Excelência Operacional 2009, e a classificação, pelo quarto ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil, pelo Guia EXAME-Você S/A.

De acordo com Natã Teodoro de Lima, gerente de Melhoria Contínua, os resultados obtidos pela Tecfil são atribuídos à instituição de um programa com base na utilização dos fundamentos da metodologia LeanSixSigma, que resultou em forte mudança cultural na empresa. Como define Lima, a mudança surgiu por intermédio da conscientização de todo o grupo e começou com base em três forças formadas pelo chão de fábrica, pela diretoria da empresa e pelas gerências.

"Essa união promoveu uma mudança cultural dentro da companhia e resultou no estabelecimento de uma filosofia de trabalho baseada em permanentes inovações e, hoje, todas as áreas possuem independência e mecanismos próprios para buscar melhorias dentro de seus processos", salienta Lima.

Lima explica também que a metodologia LeanSixSigma reuniu os objetivos específicos dos programas Kaizen, 5S, TPM, CCQ, SixSigma e Tecideias, cujos conceitos ajudaram a Tecfil a estabelecer espírito de equipe para alcançar resultados em todas as áreas, inovar métodos de melhorias e ter agilidade e flexibilidade nas operações. "Com a união dos objetivos de cada conceito foi possível a conscientização de todos os funcionários e a implementação de uma visão de longo prazo, em que o planejamento ganhou importância no modelo de gestão da Tecfil", enfatiza Lima.

"Extraímos as abordagens de cada programa. Do 5S foi estabelecida a base para a cultura de melhoria, em que todos executam as suas atividades procurando manter a organização e os padrões definidos. O CCQ, focado no ambiente de trabalho, ajudou a consolidar as melhorias executadas pelas equipes de Kaizen. Os assuntos mais técnicos foram baseados nos projetos Seis Sigma e, juntamente com o 5S e o TPM (Manutenção Produtiva Total), contribuíram para manter os equipamentos em permanentes condições de uso, além de melhorar a eficiência das células de produção, com a redução de perdas", explica o executivo

Outro conceito realçado por Lima é o Tecidéias, recurso que permite às pessoas contribuírem com sugestões sempre que desejarem. "É impressionante a criatividade demonstrada pelos colaboradores com as ideias que têm sido apresentadas. Com a participação dos funcionários, a Tecfil desenvolveu uma forma peculiar de fazer melhoria contínua, com solidez dos resultados e sustentação de longo prazo", conclui Lima.

Posso ajudar?