Esportes

Técnico aposta em "estrutura emocional" para Guarulhos avançar à 3ª fase da Quarta Divisão

Dono da terceira melhor campanha do Grupo 6 da Quarta Divisão do Campeonato Paulista, o Guarulhos já se prepara para estrear na segunda fase do torneio. O primeiro jogo será realizado neste domingo, 7/07, às 10h, contra o tradicional Rio Branco, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, no Jardim Tranquilidade. Além da equipe de Americana, o Índio terá como rivais o Joseense e o Marília nesta fase. 
 
Para o técnico do Guarulhos, Edu Miranda, o clube pode não ter a melhor estrutura física entre os times da chave, mas ele aposta na “estrutura emocional” da diretoria, da comissão técnica e dos jogadores para superar as dificuldades. “Já trabalhei na Portuguesa, no Corinthians, no Juventus, no Guarani e em outras grandes equipes, mas em nenhum lugar encontrei uma estrutura emocional tão forte como aqui. Confio no trabalho do presidente Ricardo Agea e do diretor Milton Nascimento, que vai em todos os nossos treinos. Ele é muito atuante”, destacou em visita ao GuarulhosWeb, na tarde desta terça-feira, 2/07.
 
“Não se faz nada sem planejamento. Os atletas compraram nosso projeto. Todos se entregam. O grande segredo é o coletivo. Estou há um ano e meio no clube e só vejo progresso. Por isto, gostaria de contar com o apoio do torcedor em todos os confrontos que faremos em casa”, continuou.
 
Além desta união, Miranda também destacou os números do Índio nos últimos jogos da primeira fase. “Não perdemos no returno. Estamos invictos há sete partidas, com cinco vitórias e dois empates. Temos uma forma de jogar, que todos já conhecem, mas vamos tentar surpreender nossos próximos adversários”, afirmou o treinador. 
 
Viagens e pressão da torcida adversária
A segunda fase da Quarta Divisão é menos regionalizada do que a primeira. Por isto, o Guarulhos vai viajar quase 1000 km para enfrentar o Marília e 280 km para encarar o Rio Branco, em Americana (contando os trajetos de ida e volta). Estes dois clubes, inclusive, são bem tradicionais e já jogaram por muitos anos na elite do Paulista. 
 
Além disso, mandam suas partidas em estádios maiores do que aqueles em que o Guarulhos atuou na primeira fase. “Nossa equipe propõe o jogo. É um time rápido. Para mim, será ótimo jogar em um campo maior e com o gramado em melhores condições”, avaliou Miranda. 
 
O diretor Milton Nascimento, que também participou da entrevista ao GuarulhosWeb, afirmou que o Índio pode sofrer uma pressão muito forte das torcidas adversárias. “Em Americana, pode ter oito mil torcedores. Em Marília, podemos encontrar uns 10 mil. Serão jogos diferentes dos que fizemos até agora”, admitiu. 
 
Para o dirigente, o Guarulhos precisa conquistar sete dos 18 pontos disputados nesta fase. “Desta forma, podemos nos classificar entre os melhores terceiros colocados. Com nove pontos, 50% de aproveitamento, avançaremos com certeza”. Já o técnico Edu Miranda foi mais incisivo em relação à pontuação. “Por mim, temos que ganhar todos os jogos [risos]”, concluiu. 
 
Regulamento da segunda fase
As 24 equipes que avançaram na competição estão divididas em seis grupos de quatro times cada. Elas jogarão dentro das respectivas chaves, em turno e returno, classificando-se para a terceira fase os dois clubes com o maior número de pontos ganhos, além dos quatro melhores terceiros colocados.
 

Posso ajudar?