A longa novela sobre o destino de Juan Cuadrado finalmente chegou ao fim. Se a Fiorentina conseguiu segurar o jogador após a Copa do Mundo, na qual foi um dos destaques da surpreendente seleção colombiana, a resistência se encerrou na janela para transferências do meio da temporada europeia. E o novo clube do meia será o Chelsea.
A transferência ainda não foi oficializada, mas o longo namoro entre as partes teve final feliz para o clube londrino. Pelo menos foi o que afirmou nesta sexta-feira o técnico da Fiorentina, Vincenzo Montella. Segundo ele, o lado italiano também não sai nada insatisfeito com o negócio.
“A saída do Cuadrado era uma negociação que acabaria acontecendo. Como técnico, estou desapontado porque estamos perdendo muito com a transferência do Cuadrado, mas o clube fez a coisa certa, recebeu muito dinheiro e o Chelsea é um grande clube”, declarou. “Ele é profissional e quer jogar o máximo possível. Mas estou feliz por ele, porque vai para um grande time.”
Nem Chelsea nem Fiorentina anunciaram os valores da transferência, mas veículos da imprensa europeia garantiram que a quantia desembolsada pelos ingleses gira entorno de 33 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões). Além disso, o time italiano receberá o meia Mohamed Salah, que vinha tendo pouco espaço com José Mourinho.
A chegada do jogador egípcio por empréstimo, aliás, foi definitiva para que o negócio fosse finalizado. “Nós perdemos um grande jogador, mas eu vejo características similares em Salah”, afirmou Montella, que disse não ver a venda de Cuadrado como “um passo atrás” para a Fiorentina.
Cuadrado foi, ao lado de James Rodríguez, o destaque da campanha da seleção colombiana na Copa do Mundo de 2014, na qual acabou eliminada nas quartas de final diante do Brasil. O jogador passou a ser cobiçado por alguns dos maiores clubes do mundo e ficou muito próximo de ir para o Barcelona, mas o negócio acabou fracassando.
No Chelsea, ele terá a concorrência de nomes como Oscar, Willian, Hazard, Fàbregas, entre outros. Schürrle pode ser outro rival na briga por uma vaga no meio, mas de acordo com jornais ingleses a chegada de Cuadrado resultaria na venda do alemão. O jogador colombiano tem a seu favor a polivalência e também pode atuar na lateral.