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Tecnologia a favor do bom atendimento

União entre tecnologia e bom atendimento. Essa é uma das principais lições que tiveram os cerca de 200 empresários levados pelo Sebrae-SP para a Retail’s Big Show, maior feira do varejo mundial. O evento ocorreu no mês passado em Nova York e a organização da visita contou com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
 
O varejo norte-americano tem direcionado seus esforços para fazer da tecnologia uma ferramenta a serviço não só do negócio, mas principalmente do consumidor. A ideia é tornar a experiência de compra o mais agradável possível já que, com a forte concorrência, o cliente opta pela empresa que der o melhor tratamento, aspecto frequentemente considerado tão – ou mais – importante que o preço na hora da decisão. 
 
Na NRF Retail’s Big Show os empresários conheceram, entre outras novidades, o conceito de “internet das coisas”, que conecta dados, pessoas e as coisas propriamente ditas, com o objetivo de mapear e antecipar o desejo do consumidor. Um exemplo é o telão em formato de espelho colocado na entrada da loja permitindo a interação com o público. Ele ajuda a escolher as peças de roupa, indica acessórios e dá informações de cores e tamanhos disponíveis no estoque. O cliente pode passear pela loja enquanto os itens escolhidos são levados para o provador. Nessa situação, o vendedor deixa de ser apenas quem apresenta produtos e assume o posto de consultor, com o objetivo de atender com o máximo de qualidade.  
 
A visita à feira deixou claro que não dá para pensar em varejo sem aliar empresa física e virtual e, cada vez mais, ambas interagem em uníssono com o cliente, que quer acesso à loja de qualquer lugar. A internet é o cartão de visita, a vitrine online do estabelecimento, onde o consumidor conhece o que é oferecido, faz suas escolhas para então concretizar a compra de forma digital ou, em um segundo momento, pessoalmente.
 
Não há como negar que os Estados Unidos são referência em varejo. Mesmo que nem tudo praticado lá possa ser transferido para a nossa realidade (às vezes são necessárias adaptações), estar atento às tendências daquele país é aumentar a possibilidade de sair na frente dos concorrentes locais. Por isso, buscar novidades e atualizar-se constantemente é vital para qualquer empreendedor. Os empresários que estiveram na NRF comprovam.
 
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP
 

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