Uma experiência tecnológica em Boston, cidade nos Estados Unidos com cerca de 620 mil habitantes está revolucionando a vida de seus moradores e permitindo que o governo municipal consiga mais rapidamente atender suas demandas.
Sempre defendi que uma gestão pública eficiente deveria ser o objetivo de todo administrador, para que os recursos arrecadados pelos impostos possam ser muito bem gastos e, quem sabe, a longo prazo, reduzidos.
Por meio de um aplicativo para telefone celular, a prefeitura municipal recebe as informações sobre os problemas da cidade que são encaminhadas pelos moradores diretamente para os responsáveis
O cidadão ao identificar um problema, aciona o aplicativo, fotografa o problema, identifica o local exato por meio do GPS do aparelho celular e por fim encaminha para as autoridades podendo ou não se identificar. Posteriormente, é possível acompanhar como está sendo tratada a sua reclamação e encaminhá-la para as redes sociais. Todas as reclamações são registradas e acompanhadas por todos os usuários, sendo possível avaliar quanto tempo a providência demorou para ser solucionada!
A administração de uma grande cidade precisa utilizar a moderna tecnologia para se aproximar da comunidade. É inacreditável que uma cidade como Guarulhos não tenha uma ouvidoria ou um site para que a população possa encaminhar suas reclamações e sugestões para uma cidade melhor.
Quando um problema é rapidamente identificado todos ganham. A comunidade que tem a atenção do poder público e por outro lado o poder público que consegue direcionar melhor seus recursos de manutenção evitando desperdícios.
Neste ano teremos eleições municipais. É importante que os eleitores reflitam sobre as melhorias que nossa cidade precisa e questionem seus candidatos sobre o que pretendem fazer para melhorar o modo de governar.
Wilson Lourenço
Vice-presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)