A Prefeitura entregou nesta terça-feira (16) mais um Telecentro, que vai funcionar na Casa da Mulher Clara Maria 5, no Recreio São Jorge, resultado de uma parceria entre Governo Federal e a Prefeitura de Guarulhos para fomentar o programa Telecidadania.
O Telecentro contará com 11 computadores e deve beneficiar aproximadamente 600 mulheres já cadastradas na Casa. E é através do Telecidadania que as pessoas terão oportunidade de uma formação básica em informática e acesso gratuito à internet. O objetivo do programa é justamente promover a inclusão digital e social das pessoas, além de conhecimento e capacitação para o mercado de trabalho. O curso de informática tem previsão de início para fevereiro, mas enquanto as aulas não começam, as mulheres que já são atendidas pela Casa da Mulher poderão acessar a internet durante o horário de funcionamento do local, e as crianças também, desde que devidamente autorizadas pelos responsáveis.
As “Casas Amarelas”, como são conhecidas as Casas da Mulher Clara Maria, fazem parte de um projeto da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e atendem a mulheres de faixas etárias variadas, com baixa renda e pouca escolaridade e oferecem várias atividades, como cursos, encontros temáticos e rodas de conversa sobre as questões de gênero e igualdade. As Casas da Mulher das regiões do Pimentas, Tranquilidade, São Rafael e Haroldo Veloso já possuem Telecentro. Depois do Recreio São Jorge, o Ponte Alta é o próximo local previsto para receber equipamento semelhante.