A Telecom Italia divulgou nesta quinta-feira que concluiu a venda de uma participação de 40% na Infrastrutture Wireless Italiane, a INWIT, subsidiária de infraestrutura de telecomunicações, através de uma oferta pública inicial como parte da listagem das unidades da torre na bolsa de valores da Itália.
A Telecom Italia afirmou que o preço da venda era de 3,65 euros por ação, levantando cerca de 875,3 milhões de euros. A operadora de telecomunicações
A operadora de telecomunicações informou que sua receita com a oferta equivale a cerca de 779,8 milhões de euros, e pode aumentar para 857,8 milhões de euros caso ocorra uma demanda excepcional pelo público e ações adicionais serem distribuídas.
A empresa já havia informado que usaria as receitas da oferta primária para pagar dividas e investir em infraestrutura de banda larga ultra rápida fixa e móvel.
No primeiro trimestre, a Telecom Italia investiu cerca de 1 bilhão de euros em infraestrutura, em acordo com um plano de três anos divulgado no início de 2015. Como parte do plano, a Telecom Itália pretende investir 14,5 bilhões de euros no total, principalmente na Itália, aonde pretende estender seu serviço de fibra óptica para atender 75% da população até 2017. Cerca de 4 bilhões de euros serão investidos no Brasil para estender os serviços de 3G e 4G no país.
A dívida líquida da Telecom Italia totalizava 27,53 bilhões de euros no final de março, um aumento de 3% ante o final de 2014.
De acordo com informações enviadas aos reguladores para a aprovação da oferta primária, a INWIT teve receita de 314 milhões em 2014, 80% provenientes de contratos com a Telecom Italia. Seus lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização foram de 135 milhões de euros.
Às 13h19 (horário de Brasília), a Telecom Italia fechava em alta de 4,05%. Fonte: Dow Jones Newswires.