Cidades

Telefonia móvel lidera reclamações de guarulhenses

Segundo o Idecon, em 2010, das 1.187 reclamações solucionadas, 435 ocorreram no setor de telefonia móvel

O setor de telefonia móvel é o que possui maior número de reclamações entre os guarulhenses, segundo o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idecon). Segundo o órgão, em 2010, das 1.187 reclamações solucionadas, 435 ocorreram no setor de telefonia móvel.

O maior problema aconteceu por conta de defeitos do aparelho celular que impedem o uso de internet, porém o usuário continua arcando com os custos. Das 158 reclamações, 58 foram solucionadas, 44 com a desistência do serviço sem multa e outras 56 sforam encaminhadas à Justiça.

Segundo o advogado e presidente da entidade, Reginaldo Sena, isso acontece por conta da concorrência desleal entre as operadoras. "Ligam para o cliente de outra operadora, oferecem 10 mil minutos e isso fica na base da conversa, sem documentos ou nota fiscal para comprovar o serviço", explica. A solução só acontece na base da pressão. "Ameaça de denúncia assusta as empresas. Elas não querem mídia contrária", conta.

O segmento de compras pela internet vem na sequência, com 250 casos registrados em 2010, com o clássico problema de valor pago e produto não entregue. Porém, do total, 100 foram resolvidos, mas 150 acabaram no Judiciário.

A telefonia fixa aparece em terceiro no ranking, com 212 reclamações de cobranças indevidas, vendas não atendidas e ofertas diferentes do anunciado. Depois, vem os problemas no setor financeiro, com empréstimos não concedidos, que geraram 210 casos.

E, os consórcios encerram o levantamento, com 80 situações em que os participantes não conseguem adquirir o bem através de lances.

Como proceder – O consumidor deve procurar o Idecon munido de documento fiscal ou outro que comprove a situação. Ele será orientado e o órgão buscará o acordo com a empresa envolvida. "Resolvemos tudo online e através de contatos diretos com os responsáveis, sem o envio de notificações que não comprovam o recebimento do problema", detalha Sena.

Serviço:
O Idecon fica na rua Iraci Santana, 39 – Macedo
Tel.: (11) 2885-1001

Posso ajudar?