No momento em que o Brasil tenta se recuperar ou encontrar novos caminhos para enfrentar uma crise econômica que se arrasta há anos, comprometendo diretamente o mercado de trabalho, com taxas de desemprego em níveis muito longe dos aceitáveis, é fundamental que o gestor público busque oferecer alternativas para garantir ao cidadão as condições mínimas de dignidade. Isso passa diretamente pela possibilidade dele ser um provedor de seus próprios sustentos e de sua família.
Desta forma, em Guarulhos, a Secretaria Municipal do Trabalho empenha todos os esforços possíveis para apresentar os melhores resultados e diminuir os números do desemprego. Seguindo as diretrizes que norteiam as atividades da Pasta, toda ação é pensada em prol das pessoas que mais precisam de auxílio para conseguir a tão sonhada inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento de iniciativas de geração de renda, sejam elas individuais ou coletivas.
O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), agência pública de empregos da Prefeitura de Guarulhos, órgão responsável por realizar a intermediação entre os candidatos e os empregadores, conseguiu – nos últimos dois anos – encaminhar cerca de 44 mil pessoas para entrevistas de empregos e processos seletivos em empresas parceiras do município.
Para que o número de pessoas empregadas na cidade cresça, é fundamental também que elas estejam devidamente qualificadas e – de preferência – atendendo às reais necessidades da economia local. Por esse motivo, a Prefeitura não poupa esforços ao oferecer cursos oferecidos gratuitamente nas mais diversas áreas de atuação, que vão de manicure a carpinteiro de telhados, entre outras qualificações específicas. Desde 2017, mais de quatro mil pessoas se formaram e receberam seus certificados pelos cursos.
Em paralelo, há programas como a Feira da Economia Solidária, que incentiva os artesãos guarulhenses a produzir e comercializar seus produtos em diversos pontos na cidade. Desta forma, famílias inteiras têm condições de se colocar no mercado de trabalho, gerando renda e recuperando a dignidade. Com esse viés, escutando a população, pensando em políticas públicas de qualidade e criando meios para a reinserção destas pessoas no mercado formal, a Prefeitura trabalha incansavelmente para dar ao guarulhense o que ele merece.
Telma Cardia é secretária municipal do Trabalho de Guarulhos