Esportes

Tem piloto guarulhense no Campeonato Paulista de Fórmula Vee

O guarulhense Paulo Campaneli, de 28 anos, quando era garoto, até tentou fazer o esporte mais popular entre os amigos, mas escolheu um bem mais inusitado e de difícil acesso. “Eu sempre gostei mais de carro do que de bola. Até tentei jogar bola. Fiz cinco anos de futsal, mas nunca aprendi”, se diverte ao recordar de como viu aflorar sua paixão pelo automobilismo.
 
Campaneli mora na Ponte Grande. Cresceu e fez faculdade de Análise de Sistemas em Guarulhos. E lembra claramente do sentimento que tomou conta do País no dia da morte do ídolo Ayrton Senna. “Eu estava assistindo com meu pai. É a corrida que tenho mais nítida na mente”, disse ao GuarulhosWeb o agora piloto de Fórmula Vee, durante as duas primeiras etapas do Campeonato Paulista da categoria, no Autódromo de Interlagos, no fim de semana dos dias 26 e 27/01.
 
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“Quando comprei meu primeiro carro, ficou claro pra mim o que eu queria fazer. Assim que pude, fiz um curso de pilotagem da própria Fórmula Vee, em Piracicaba. Foi em 2017. E entrei para o campeonato de kart amador, o KFF”, explicou. No mesmo ano, Campaneli terminou entre os primeiros e subiu para a categoria principal do KFF, até aparecer o Fórmula Vee Selection, um treinamento e seletiva para a categoria pela qual ele disputa o Paulista.
 
Categoria mais barata
A Fórmula Vee é a categoria de menor custo do automobilismo brasileiro. Possui campeonatos em mais de 14 países e é a categoria de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela FVee.
 
Foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto Wilsinho Fittipaldi, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria. A 1ª corrida foi realizada em 1967, estando no grid o próprio Wilsinho e o irmão Emerson, bicampeão mundial de F1.
 
Após um hiato de 30 anos, a categoria foi recriada pelo engenheiro Roberto Zullino, que em 2011 lançou um novo carro e produziu até o momento mais de 65 unidades.
 
“O carro é bem simples, muito diferente de um F1, por exemplo. Não tem qualquer apêndice aerodinâmico. Possui um motor de Volkswagen, de Fox, de 1.6, suspensão independente e câmbio de 4 marchas. É um kart mais rápido”, explicou Campaneli. Segundo o piloto guarulhense, em Interlagos o carro chega a 208 km/h.
 

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