Protesto na Hatsuta
Moradores da comunidade Hatsuta, localizada no bairro São Roque, região central de Guarulhos, realizaram um protesto no começo da tarde desta segunda-feira (23). Os manifestantes chegaram a atear fogo em pneus e interditaram a avenida Monteiro Lobato, o comércio da região chegou a ser fechado.
O motivo do protesto seria a venda da área ocupada, por aproximadamente 600 famílias, para o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para quitar um empréstimo. Alguns moradores que ainda não têm para onde ir, temem que uma reintegração de posse possa acontecer.
O clima no local ficou tenso, alguns moradores exaltados espalharam pneus para bloquear a avenida Monteiro Lobato e atearam fogo. A Polícia Militar foi chamada e conseguiu controlar a situação.
Os manifestantes organizaram uma caminhada até a sede da Secretaria Municipal de Habitação ainda nesta segunda-feira mas não conseguiram algum acordo.
Em uma audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores, no dia 18 de novembro, Orlando Fantazini, secretário de Habitação, explicou que as famílias que residem na comunidade Hatsuta já estão incluídas no programa do governo Federal “Minha Casa Minha Vida” e devem ser realocados em conjuntos habitacionais no bairro do Lavras.