Nesta quarta-feira (12) o dia abafado e marcado por forte sensação de calor pode causar chuvas isoladas com momentos de tempestade e presença de raios em Guarulhos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de risco potencial entre 14h e 21h para todo o Estado de São Paulo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. O alerta classifica como baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
Siga o GWeb no WhatsApp e receba as principais notícias de Guarulhos em primeira mão!
A recomendação da Defesa Civil de Guarulhos é que em caso de tempestades os cidadãos permaneçam em local seguro. Em veículos, deve-se evitar locais com possibilidades de enchentes, como corredores de baixadas ou vias às margens de rios e córregos. Motociclistas devem evitar pontos com corredeiras, ou em que a água ultrapasse vinte centímetros ou não permita a visibilidade do terreno.
Os moradores de áreas suscetíveis a riscos de deslizamento devem buscar abrigo em locais seguros com seus familiares, especialmente se perceberem sinais de risco, tais como deslocamentos de terra, estralos em construções, rachaduras no solo e inclinações de árvores ou postes.
Em caso de emergência a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199.
Temporal gerou caos na segunda-feira
Na tarde da última segunda-feira (10), uma forte chuva, acompanhada de granizo e ventos intensos, atingiu Guarulhos, provocando alagamentos e transtornos em diversas regiões da cidade.
Bairros da região central, como Maia, Centro, Macedo, Vila Augusta, Gopoúva e Paraventi e Cocaia foram os mais afetados. Moradores relataram a queda de granizo em grande quantidade, o que, dificultou o trânsito.
Na Avenida Paulo Faccini, em frente ao McDonald’s, o acúmulo de água causou alagamentos, prejudicando a passagem de veículos e pedestres. Outras vias importantes da cidade, como a Avenida Monteiro Lobato, a Estrada do Elenco, a Avenida Faria Lima e a Rua Tapajós, também ficaram debaixo d’água.
Muitos bairros de Guarulhos ficaram sem energia.
Na ocasião, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta severo para Guarulhos, orientando a população a permanecer em local seguro.
Siga o GWeb no WhatsApp e receba as principais notícias de Guarulhos em primeira mão!