Cidades

Temporal de granizo e ventos de 50 km/h deixaram rastro de destruição em Guarulhos

Dezenas de árvores e galhos caídos, bairros inteiros sem energia elétrica, semáforos desligados, alagamentos pontuais em importantes avenidas da cidade. O temporal que caiu sobre Guarulhos por volta das 15h30 até 16h deste sábado deixou um verdadeiro rastro de destruição em diferentes bairros. Avenidas como a Paulo Faccini, no Maia, e Francisco Conde, na  Vila Galvão, chegaram a ficar alagadas devido a forte enxurrada que desce para estas vias de forma muito rápida. Porém, o escoamento também acontece em poucos minutos.

Equipes da Prefeitura, de diferentes pastas, incluindo Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente, das Administrações Regionais, de Transporte e Mobilidade Urbana, GCM, entre outras, passaram a tarde, noite e madrugada promovendo reparos, removendo árvores. A região central, principalmente o Bom Clima, onde está situado o Paço Municipal, foram bastante afetados com dezenas de árvores caídas, causando danos na rede elétrica e em algumas construções.

A EDP, concessionária responsável pela energia elétrica, também colocou suas equipes nas ruas para restabelecer a energia elétrica. Em alguns bairros, foram mais de 5 a 6 horas para a energia ser religada. Na manhã deste domingo, ainda há muito serviço para ser feito e as equipes da Prefeitura seguem atuando para promover os reparos necessários.

Segundo apurou o GuarulhosWeb, houve rajadas de ventos de 48,2 km/h na região do aeroporto. Não há medições em outras regiões de Guarulhos, mas estima-se que nos bairros mais afetados, o vento pode ter passado dos 60 km/h. Antes do temporal, o Inmet previa ventos entre 60 e 100 km/h para esta região da Grande São Paulo. O temporal deste sábado causou transtornos também em outras cidades, como na Capital e em Osasco, onde diversas áreas ficaram alagadas.

Posso ajudar?