No final do ano passado, o Sebrae-SP, em uma iniciativa inédita em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, levou um grupo de empresários e líderes de oficinas mecânicas e auto centers até Las Vegas, nos Estados Unidos. Lá, eles participaram dos maiores eventos do setor de reparação e serviços automotivos do mundo: o Automotive Aftermarket Products Expo (AAPEX) e o Sema Show.
Além de ampliar a capacidade de gestão empresarial, aumentar seus conhecimentos do mercado e aprofundar a visão do negócio, os empresários tomaram contato com técnicas e conceitos de negócios inovadores.
Uma das principais tendências observadas foi referente ao atendimento e visual merchandising, que são conceitos bem fortes por lá. Diferente da realidade brasileira, os americanos investem maciçamente no autosserviço, deixando uma infinidade de produtos à disposição do cliente. O treinamento dos atendentes foi outra coisa que também chamou a atenção: como dificilmente perdem vendas, são proativos e não raro refazem e oferecem novos orçamentos para conquistar os indecisos.
Quem atende precisa estar bem treinado, não pode agir de maneira mecânica, apenas repetindo procedimentos. Lembre-se: o cliente quer se sentir único. Educação, simpatia, cordialidade, boa vontade e conhecimento daquilo que é oferecido são pontos fundamentais.
Montar seu negócio com o visual mais convidativo também ajuda a aumentar as vendas. Estudo do Sebrae-SP mostra que a loja organizada e com visual bem cuidado aumenta as vendas entre 12% e 40%. Para quem pensa que dar uma repaginada no estabelecimento requer grandes gastos, aí vai a boa notícia: com menos de R$ 1 mil é possível fazer mudanças; em alguns casos, nem há custo, basta uma rearrumação no local.
Atendimento de excelência, oficinas e auto centers bem apresentados são mais do que uma obrigação: são bons negócios, e podem representar um diferencial. Ótimos exemplos merecem ser copiados. O empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um líder que vai atrás de soluções e está sempre atento ao mercado.
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP