Esportes

Tenista guarulhense está entre os 8 melhores profissionais do Brasil

O tenista guarulhense Pedro Sakamoto, que atualmente treina no Rio de Janeiro, é o 8° no ranking de profissionais do esporte no Brasil. A colocação foi possível após seu último resultado no início de abril, quando disputou o ATP Challenger de San Luis Potosí, no México, torneio expressivo do calendário mundial do tênis, saindo da fase qualificatória e chegando à semifinal do torneio, onde alcançou o resultado que o credenciou a estar entre os 390 melhores tenistas do mundo.
 
O guarulhense tem 12 títulos profissionais. “Me sinto cada vez mais preparado para atingir minha meta no ano, que é ficar entre os 200 melhores tenistas do mundo. Isso me credenciará a jogar os qualificatórios dos Grand Slams, os maiores torneios de tênis do mundo (Australian Open, Rolland Garros, Wimbledon e US Open). Para isso, tenho que somar pontos e brigar por títulos nos circuitos ATP Challengers e ITF Futures”, contou o atleta.
 
Pedro iniciou sua carreira aos 9 anos e se destacou rápido. Aos 15, passou a disputar torneios profissionais já na carreira solo. Com 18 anos, o atleta já estava posicionado entre os 800 melhores tenistas do mundo. No ano seguinte, Sakamoto sofreu uma lesão na mão direita que o deixou fora das quadras por cinco meses. Após a sua recuperação, no início de 2013, o tenista voltou a treinar e a competir, sendo campeão do ITF Future de Manaus, considerado a grande surpresa do torneio.
 
Sakamoto obteve recentemente vitórias expressivas contra jogadores classificados entre os 100 melhores do mundo: Tommy Robredo (5º), no ATP 250 Brasil Open 2018; Daniel Muñoz de la Nava (68º), no ATP 250 de Quito 2018; e Maximo González (58º), no ATP Challenger do Rio de Janeiro, em novembro de 2017.
 
Para os próximos torneios, Pedro está se preparando em Montes Claros (MG) e retornará às competições daqui a duas semanas, desta vez no Brasil. Primeiro para a disputa do ITF Future de Brasília, entre os dias 7 e 13 de maio, e depois para a disputa do ITF Future de Curitiba, entre os dias 14 a 20 de maio. Após estas competições em solo brasileiro, partirá para uma sequência de torneios na Europa. 
 
“Sou mais um de vários atletas que levam o nome da cidade Brasil e mundo afora. Sabemos o quanto é importante o apoio local para conquistarmos nossos objetivos. Por isso, convido os guarulhenses a conhecer minha trajetória”. Sakamoto treina, por dia, cerca de quatro horas em quadra e mais duas horas de trabalho físico. Semanalmente o tenista passa cerca de três horas em fisioterapia preventiva e mais três horas de treinamento mental.
 

Posso ajudar?