Segundo pesquisas divulgadas recentemente, aproximadamente 36% dos brasileiros sofrem de dores nas costas, um mal que acaba se tornando uma das principais causas de afastamento do trabalho pela Previdência Social.
Estas dores vão desde a região lombar, dorsal ate a cervical, chegando a irradiar em alguns casos para os braços ou pernas. Muitas vezes são causadas por postura inadequada, esforços, movimentos repetitivos e estresse, gerando tensões.
Na medicina chinesa e terapias orientais existem tratamentos eficientes no combate a estes problemas. A acupuntura combate essas dores a partir da ação de finíssimas agulhas, aplicadas na região dolorida. Já a moxabustão, que se baseia nos mesmos princípios da acupuntura, utiliza uma erva conhecida como artemísia (artemisia vulgaris) para amenizar as dores. E há ainda as eficientes técnicas de shiatsu (massagem de origem japonesa) que age diretamente na região afetada.
Todas estas técnicas agem nos pontos específicos chamados de meridianos do corpo. Atuam através de neurotransmissores realizando estímulos na produção de endorfinas e serotoninas.
A acupuntura tem também ação antiinflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.
Existem também técnicas como a auriculoterapia. Segundo a medicina chinesa, a orelha possui várias terminações nervosas que tem conexões com todas as partes do corpo. Assim, o estímulo correto age de forma reflexiva nas regiões enfermas.
Um tratamento bem realizado com as terapias orientais pode contribuir muito não só para um alívio imediato, mas principalmente para aqueles que são alérgicos a medicamentos, como também para a prevenção, evitando que o problema se torne crônico.