Cidades Notícias

Termina nesta quarta-feira prazo para regularizar o título de eleitor

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta (6); veja como fazer (Foto-Divulgação)
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta (6); veja como fazer (Foto-Divulgação)
Eleitores têm até quarta (6) para emitir, transferir ou regularizar o título; serviços podem ser feitos online ou presencialmente no TRE-SP

Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o local de votação ou regularizar a situação eleitoral para participar das eleições deste ano. Em todo o estado de São Paulo, os cartórios da Justiça Eleitoral estão funcionando em horário ampliado, das 9h às 17h, com atendimento por ordem de chegada.

Nos plantões realizados durante o feriado do Dia do Trabalhador, entre os dias 1º e 3 de maio, mais de 100 mil pessoas foram atendidas.

Eleitores que já possuem biometria cadastrada cerca de 88% do eleitorado paulista podem acessar os serviços de forma online, por meio da plataforma de Autoatendimento da Justiça Eleitoral, sem necessidade de comparecimento presencial.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Já quem vai tirar o primeiro título ou precisa atualizar dados e ainda não fez a coleta biométrica deve procurar um cartório eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta que os eleitores consultem previamente a situação do título antes de se deslocar, a fim de evitar filas desnecessárias. A ausência de biometria não impede o voto, desde que a situação esteja regular — nesses casos, basta apresentar um documento oficial com foto no dia da eleição. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.

Em Guarulhos, o atendimento da 176ª Zona Eleitoral ocorre no Parque Shopping Maia, das 9h às 17h, até o fim do prazo, também por ordem de chegada.

Para tirar o primeiro título, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente. Homens que completam 19 anos em 2026 também devem levar o certificado de quitação militar.

A emissão do título é permitida a partir dos 15 anos, mas o voto só será possível para quem completar 16 anos até a data do primeiro turno. O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas.

Eleitores com pendências podem regularizar a situação mediante pagamento de multa de R$ 3,51 por turno em que deixaram de votar ou justificar a ausência. A consulta de débitos também pode ser feita pela internet.

Todos os serviços eleitorais são gratuitos, sendo cobrada apenas a multa em casos de irregularidade.