Cidades

Terminais Metropolitanos serão entregues até o fim do ano

Secretário estadual fez visita técnica nesta terça às obras do Terminal Taboão

Em visita técnica às obras do Terminal Taboão do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo na manhã desta terça-feira, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, garantiu a entrega dos terminais Taboão e Cecap para o fim deste ano. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, também acompanharam a visita.

De acordo com Fernandes, as obras de ambos os terminais estão em ritmo acelerado e a intenção é antecipar a conclusão dos trabalhos. "Haverá a tentativa de entregar o do Taboão até outubro e o do Cecap até novembro, mas a garantia para finalização dos dois terminais é o final de 2011", relatou. Os terminais terão prédios administrativos e operacionais, plataformas com acessibilidade, sanitários para usuários, lanchonete e bicicletários.

Além da construção dos terminais, Fernandes também comentou sobre as obras do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto. "A questão do Trem de Guarulhos está definida e as obras devem começar no segundo semestre de 2012. O que está definido é que ele sairá do Cecap e seguirá até a linha 12 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no Brás".

Com relação ao Expresso Aeroporto o secretário informou que não há previsão para início dos trabalhos porque aguarda definições sobre o TAV (Trem de Alta Velocidade) que partirá de Campinas com destino ao Rio de Janeiro, mas que terá uma parada no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Guarulhos pode ser a primeira a contar com bilhete de integração intermunicipal

Durante a visita realizada às obras do Terminal Taboão, o secretario de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, afirmou que pretende tornar a cidade de Guarulhos a primeira da região metropolitana a fazer integração com a EMTU, com a adoção do Bilhete Único Metropolitano, anunciado pelo Governo do Estado. "Temos que estudar a possibilidade de fazer essa integração sem aumento de passagem, porque a princípio o nosso Bilhete Único só pode ser utilizado em ônibus municipais".

Para o secretario dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a prioridade é investir no sistema viário e em estudos que viabilizem a integração entre as linhas municipais e intermunicipais sem lesar os cofres públicos, tanto de Guarulhos quanto do Estado de São Paulo.

Nos terminais do Taboão e do Cecap serão alocadas 22 linhas municipais e 23 linhas intermunicipais. O investimento do Governo do Estado nas obras é de R$21,4 milhões.

Posso ajudar?