Inaugurado em maio pelo Governador Geraldo Alckmin, o Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos, já completou dois meses de operação. Na segunda quinzena de junho, com o objetivo de saber a opinião dos usuários sobre os serviços prestados e a infra-estrutura do Terminal, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP realizou pesquisa de satisfação com 580 usuários do sistema metropolitano e municipal (o Terminal atende aos dois sistemas). A aprovação geral do Terminal é de 77,5% e do Sistema de Transporte Metropolitano é de 87, 9, entre excelente e bom.
Do total de entrevistados, mais de 87% se utilizam do Terminal mais de três vezes na semana, sendo os principais motivos de viagem a ida ao trabalho e a volta para casa. 12 critérios foram avaliados pela pesquisa, entre eles a oferta de viagens, conforto da espera nos pontos, comodidade para pessoas com deficiência e idosos, segurança, precaução em relação a acidentes e apresentação e atendimento dos funcionários.
Para os usuários, houve melhoria em 10 dos critérios avaliados, destacando a oferta de viagens, conforto de ponto de paradas, as condições de limpeza, a praticidade e conforto para portadores de deficiência e idosos. As principais queixas são o tempo de viagem e a confiabilidade nos horários das linhas, devido às obras do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) e das condições de trânsito da região.
Corredor atenderá 60 mil passageiros/dia
O Terminal Metropolitano Taboão beneficia diretamente 25 mil pessoas do município e da região norte de São Paulo. Contando com quatro linhas metropolitanas e 17 municipais, possui 4.300 m2 de área construída e faz parte do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi), que terá 32,3 km de extensão e está em construção pela EMTU/SP, sob a coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O Terminal Taboão será ligado ao Terminal Cecap por um viário de 3,5 km. Quando os dois terminais estiverem operando, estima-se que a movimentação seja de 60 mil passageiros / dia, número que inclui as linhas municipais e intermunicipais que passarão pelos terminais.
O empreendimento suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar futuramente o usuário ao sistema metroferroviário nas estações Tucuruvi, do Metrô, Tiquatira, da CPTM e ao Corredor Metropolitano Perimetral Leste – Jacu Pêssego, que irá operar com o sistema BRT – Bus Rapid Transit ou "Corredor Rápido de Ônibus".
O próximo terminal do Corredor Guarulhos – São Paulo a entrar em operação é o Cecap, com área de 8.500 m2, no qual estão sendo investidos R$ 23,1 milhões.
Até 2014, está prevista a conclusão de três trechos doCorredor Guarulhos – São Paulo: Taboão – Cecap (3,5 km), Cecap – Vila Galvão (12,4 km), e Vila Endres – Tiquatira/Penha (6,5 km).