Cidades

Terminal Vila Endres da EMTU vai desapropriar quarteirão no Anel Viário

Um quarteirão inteiro, entre a avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, avenida Leonor, rua Dona Otavia e rua Machado, será desapropriado para dar lugar ao Terminal Vila Endres, a ser construído pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urba

Os detalhes da linha Guarulhos – São Paulo, entre o futuro Terminal Vila Endres e o Terminal Tiquatira, na zona leste da Capital, foram divulgados nesta quarta-feira, pelo presidente da EMTU, Joaquim Lopes, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Vitor da Farmácia (PSDB). O terminal, que ocupará uma área de 11.618 metros quadrados e que contará com duas plataformas centrais com 224 metros de extensão, será integrado à linha já em construção entre o Taboão e Cecap até a Vila Galvão.

A EMTU prevê utilizar veículos BRT, que são ônibus de grande porte bi-articulados com linhas troncais, que sairão da Vila Endres em direção a Tiquatira passando por um corredor que irá passar pelo Internacional Shopping (com integração à futura estação de Metrô), seguindo pela avenida Guarulhos até a ponte Imigrante Nordestino, que separa Guarulhos de São Paulo. Dali, já em território paulistano, irá até a estação Tiquatira, na região da Penha, onde haverá integração com a linha da CPTM.

O projeto está em fase final de elaboração e deve estar concluído para iniciar o processo de licitação no início de 2014. O presidente da EMTU acredita que será possível entregar a obra completa no segundo semestre de 2015. Os proprietários dos imóveis a serem desapropriados já foram contatados pela EMTU e as conversações já tiveram início. 

Antes disso, porém, provavelmente em agosto de 2014, a EMTU entregará a ligação entre o Cecap e Vila Galvão, que passará pelo Terminal Vila Endres. O trecho entre o Cecap e Taboão, inclusive com dois terminais construídos pelo Governo do Estado, já foi entregue no primeiro semestre deste ano e já conta com algumas linhas em operação. Joaquim Lopes adiantou que há estudos para levar o Corredor a partir do Taboão até o Jardim São João. E, na outra extremidade, completar a ligação da Vila Galvão até a estação Tucuruvi do Metrô, na zona norte de São Paulo. “Este é um trecho um pouco mais complicado porque depende de um grande número de desapropriações”.

 

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