Cinema

Teste Rápido – C4 Picasso, o Citroën que se diferencia nos detalhes

Design não se compara a nenhum outro do segmento

O Citroën C4 Picasso é um carro diferenciado, que se destaca frente à concorrência por vários motivos. Começa pelo design, que não se compara com qualquer outro modelo no mercado nacional, passa pelo luminosidade, oferecida pelos vidros bastante amplos, e vai à tecnologia, tantos são os itens embarcados, que deixam motorista e mais quatro ocupantes conectados. O preço pode parecer salgado. Custa a partir de R$ 78.490,00. Mas vale cada centavo.

Equipado com motor 2.0 16 válvulas, o C4 Picasso apresenta ótimo desempenho na estrada, com rendimento bastante agradável. São 143 cavalos de potência que garantem uma performance equilibrada em diferentes condições, até mesmo quando o carro leva cinco pessoas e o porta-malas cheio. Aliás, o conforto interno é um capítulo à parte. São cinco bancos individuais. Os passageiros que vão atrás podem controlar o assento, tanto em distância como em inclinação do encosto. Também há controles individuais do ar condicionado, que permitem temperaturas diferentes para quem vai do lado direito e do esquerdo.

Voltando para a frente, o motorista tem a sua disposição um aparato eletrônico de fazer inveja. O freio – como já destacado em reportagens anteriores – é de dedo, acionado no painel central; o câmbio automático fica atrás do volante.

A partir desses detalhes, há um espaço livre entre os bancos dianteiros, que permite novas opções de porta-objetos. No volante, tudo à mão. Ali no centro estão o regulador e limitador de velocidade, além do computador de bordo e comandos do rádio. O visor – velocímetro e demais informações – fica no centro do painel, de ótima visualização. É possível fazer a troca de marchas manual colocando o câmbio na posição M, a partir de borboletas atrás do volante.

Outra vantagem para quem vai na frente é o sistema batizado pela Citroën de Visiospace. O pára-brisa panorâmico garante uma visibilidade de 70 graus. A visão acaba ampliada pelos para-sol que deslizam até acima da cabeça. Há ainda uma série de detalhezinhos que fazem do C4 Picasso um carro especial (veja abaixo).

Destaques

  • espaços livres, graças ao piso plano e posto de direção;
  • Modularidade dos bancos graças a soluções engenhosas que permitem deixar o carro ao gosto e necessidade do freguês;
  • Sistema de climatização quadri-zone (controles individuais de temperatura), que inclui persianas pára-sol laterais;
  • Volante com comandos centrais fixos;
  • comando do câmbio acima do volante;
  • freio de estacionamento elétrico acionado pelo dedo;
  • sistema de freios com ABS mais controle de estabilidade;
  • seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois tipo cortina);
  • pára-brisa com sensor de chuva;
  • alerta de falta do uso de cintos de segurança direcionado (o painel aponta exatamente o ocupante que se esqueceu de utilizar o equipamento);
  • volume do porta-malas de 490 litros até 1.775 litros;
  • mesas tipo avião e porta-revistas na parte traseira dos bancos dianteiros;

Posso ajudar?