Cinema

Teste Rápido – Crossfox, um autêntico off road urbano

Até opção da cor laranja demonstra segurança por parte da VW

Na condução de um VW CrossFox, a impressão que o motorista tem é de estar à bordo de um veículo grande, robusto, alto, capaz de superar os mais diferentes obstáculos – principalmente urbanos. Apesar de compacto por fora, há um bom espaço interno – exceto no porta-malas (só 260 litros) – que ressalta essas qualidades. Para ajudar, após sua remodelação, seguindo a nova família do Fox no início do ano passado, o "fora de estrada" urbano da Volkswagen ficou bem mais bonito, a ponto da marca exagerar no oferecimento de cores bem pouco usuais, como laranja oferecido para avaliação durante uma semana. Impossível passar desapercebido.

Por dentro, ambiente agradável. O painel de instrumentos combinado com mostradores analógicos duplos com quatro agulhas facilita a visualização pelo condutor. Há clareza das informações. Comando do computador de bordo e do som no centro do volante ajudam também. O número de porta-objetos foi mantido, inclusive a gaveta localizada sob o banco dianteiro. O portaluvas agora tem tampa e as bolsas porta-revistas, nos encostos dos bancos dianteiros, são itens de série.

Apesar do estepe posicionado externamente, o acesso ao porta-malas é extremamente fácil. Ele ganhou um suporte, inspirado no Touareg, fixado na estrutura interna do para-choque, o que evita aquela barulheira comum em carros que levam o pneu sobressalente ali.

Durante uma semana, o Jornal do Farol Autos pecorreu cerca de 400 quilômetros. Abastecido com etanol, na cidade, o computador de bordo indicava consumo na casa dos 5km/l a 6 km/l. Já na estrada, mais de 10 km/l sem grandes esforços. O desempenho do motor 1.6 VHT Total Flex, que desenvolve 104 cv quando abastecido com álcool, foi bastante satisfatório nas mais diferentes condições, inclusive com o carro levando quatro passageiros e porta-malas lotado.

JOGO RÁPIDO

  • Visual atraente e esportivo que realçam o "espírito" off road;
  • Bom espaço interno e posição de dirigir;
  • Desempenho satisfatório do motor 1.6 tanto na cidade como na estrada

ESTACIONADO

  • Consumo de combustível;
  • Acesso fácil ao porta-malas, apesar do estepe externo;
  • Bom número de equipamentos de série

CONTRAMÃO

  • Porta-malas bastante pequeno para um carro desse porte.;

Confira aqui quem são os utilitários esportivos compactos que concorrem em motorização; e preços:

  • Fiat Idea Adventure Flex – R$ 56.900,00
  • Fiat Idea Adventure Flex Dualogic – R$ 59.010,00
  • Ford EcoSport XL Flex Fuel (1.6) R$ 54.250,00
  • Ford EcoSport XLS Flex Fuel (1.6) R$ 57.540,00
  • Ford EcoSport XLT Flex Fuel (1.6) R$ 63.240,00
  • Citroën Aircross GL (1.6) R$ 54.350,00
  • Citroën Aircross GLX (1.6) R$ 56.850,00
  • Citroën Aircross Exclusive (1.6) R$ 62.350,00
  • VW CrossFox – R$ 49.490,00

Leia os outros Testes Rápidos que já publicamos aqui

Posso ajudar?