Na condução de um VW CrossFox, a impressão que o motorista tem é de estar à bordo de um veículo grande, robusto, alto, capaz de superar os mais diferentes obstáculos – principalmente urbanos. Apesar de compacto por fora, há um bom espaço interno – exceto no porta-malas (só 260 litros) – que ressalta essas qualidades. Para ajudar, após sua remodelação, seguindo a nova família do Fox no início do ano passado, o "fora de estrada" urbano da Volkswagen ficou bem mais bonito, a ponto da marca exagerar no oferecimento de cores bem pouco usuais, como laranja oferecido para avaliação durante uma semana. Impossível passar desapercebido.
Por dentro, ambiente agradável. O painel de instrumentos combinado com mostradores analógicos duplos com quatro agulhas facilita a visualização pelo condutor. Há clareza das informações. Comando do computador de bordo e do som no centro do volante ajudam também. O número de porta-objetos foi mantido, inclusive a gaveta localizada sob o banco dianteiro. O portaluvas agora tem tampa e as bolsas porta-revistas, nos encostos dos bancos dianteiros, são itens de série.
Apesar do estepe posicionado externamente, o acesso ao porta-malas é extremamente fácil. Ele ganhou um suporte, inspirado no Touareg, fixado na estrutura interna do para-choque, o que evita aquela barulheira comum em carros que levam o pneu sobressalente ali.
Durante uma semana, o Jornal do Farol Autos pecorreu cerca de 400 quilômetros. Abastecido com etanol, na cidade, o computador de bordo indicava consumo na casa dos 5km/l a 6 km/l. Já na estrada, mais de 10 km/l sem grandes esforços. O desempenho do motor 1.6 VHT Total Flex, que desenvolve 104 cv quando abastecido com álcool, foi bastante satisfatório nas mais diferentes condições, inclusive com o carro levando quatro passageiros e porta-malas lotado.
JOGO RÁPIDO
-
Visual atraente e esportivo que realçam o "espírito" off road;
-
Bom espaço interno e posição de dirigir;
-
Desempenho satisfatório do motor 1.6 tanto na cidade como na estrada
ESTACIONADO
-
Consumo de combustível;
-
Acesso fácil ao porta-malas, apesar do estepe externo;
-
Bom número de equipamentos de série
CONTRAMÃO
-
Porta-malas bastante pequeno para um carro desse porte.;
Confira aqui quem são os utilitários esportivos compactos que concorrem em motorização; e preços:
-
Fiat Idea Adventure Flex – R$ 56.900,00
-
Fiat Idea Adventure Flex Dualogic – R$ 59.010,00
-
Ford EcoSport XL Flex Fuel (1.6) R$ 54.250,00
-
Ford EcoSport XLS Flex Fuel (1.6) R$ 57.540,00
-
Ford EcoSport XLT Flex Fuel (1.6) R$ 63.240,00
-
Citroën Aircross GL (1.6) R$ 54.350,00
-
Citroën Aircross GLX (1.6) R$ 56.850,00
-
Citroën Aircross Exclusive (1.6) R$ 62.350,00
-
VW CrossFox – R$ 49.490,00
Leia os outros Testes Rápidos que já publicamos aqui