Que tipo de pizza você é? Que animal de estimação da Disney você é? Que celebridade seria seu par perfeito? Apesar do escândalo da Cambridge Analytica e dos avisos de especialistas em cibersegurança e de autoridades policiais, testes como esses ainda são populares nas redes sociais.
No final do ano passado, o Departamento de Polícia de Sutton, em Massachusetts, compartilhou uma advertência de que esses divertidos testes poderiam revelar informações pessoais aos golpistas. Notícias recentes relataram que dois hackers ucranianos usaram testes para acessar dados privados do Facebook. Usando jogos aparentemente inocentes, o suposto hacker conseguiu controlar os navegadores dos usuários, acessar informações privadas no Facebook e ver listas de amigos particulares.
“Os testes de mídia social, especialmente populares no Facebook, podem parecer completamente inofensivos. No entanto, essas perguntas bobas podem ser muito mais do que aparentam. Os hackers e outras pessoas suspeitas da Internet podem usá-las para acessar não apenas seus dados confidenciais, mas também as informações de seus familiares e amigos”, diz Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.
De acordo com o especialista em privacidade digital da NordVPN, muitas pessoas ainda pensam que não são importantes o suficiente para serem espionadas ou rastreadas. É por isso que elas não param de fazer os testes, mesmo sabendo que alguns foram criados para coletar dados confidenciais.
“Geralmente, as pessoas não se importam com anúncios direcionados ou alertas de e-mail intermináveis. Mas suas informações pessoais e os dados de seus círculos sociais podem ser usados para diversos fins. Eles vão desde uma mensagem de uma marca de roupas até campanhas eleitorais presidenciais, buscando influenciar seu voto”, explica Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN. “Sempre digo que, se algo não custa nada, então talvez seus dados sejam o preço a ser pago.”
Informações confidenciais podem ser compartilhadas não apenas pelas próprias pessoas, mas também por seus amigos e familiares. Quando um usuário faz um teste, geralmente fornece aos criadores do mesmo os perfis de suas conexões nas mídias sociais. Mais pontos de dados permitem segmentar as pessoas de acordo com seus gostos e antipatias – isso leva a anúncios segmentados com mais precisão e a outras informações.
E mesmo que nem todos os testes de mídia social estejam sugando inescrupolosamente seus dados confidenciais, o especialista em privacidade digital da NordVPN, Daniel Markuson, deixa o alerta.
Dicas para evitar golpes e perda de dados nas redes sociais:
Seja cético. Pare de fazer testes no Facebook de uma vez por todas. Saber que tipo de pizza você é ou que celebridade é seu par perfeito não mudará sua vida. E, se ainda assim você quiser se entregar a esse prazer, descubra quem está por trás dele. Embora nem todos os testes usem incorretamente os dados, verifique os termos de serviço e descubra como os dados coletados são utilizados.
Verifique os dados que você está compartilhando. Quando você faz um teste, instala um novo aplicativo ou conecta sua conta às mídias sociais, verifique sempre as informações solicitadas do seu perfil. Alguns até permitem que você edite essas informações e compartilhe apenas o que desejar.
Conecte-se apenas com pessoas que você conhece. Mesmo que você evite todos os jogos de mídia social, suas conexões sociais podem compartilhar seus dados quando fazem testes. Alguns exigem o compartilhamento da lista de amigos e de todas as informações públicas do perfil. Portanto, se você tiver uma longa lista de amigos, incluindo pessoas que você não conhece ou contas falsas, há uma chance maior de que alguns deles compartilhem seus dados de forma irresponsável.
Reveja as configurações de privacidade e ajuste-as. A maioria das plataformas de mídia social tem configurações de privacidade ajustáveis, que geralmente são mantidas desligadas por padrão, então é necessário ativar as que você quiser. Seja rigoroso(a) com as informações que você compartilha. A propósito: elimine todos os dados pessoais do seu perfil, como número de telefone e endereço.
Nunca responda a perguntas de segurança comuns. Alguns testes pedem coisas como o nome de solteira de sua mãe (ou o seu), o nome de seu primeiro animal de estimação, a rua em que você cresceu, etc. Nunca responda a essas perguntas, pois elas também são frequentemente usadas como questões de segurança para recuperar senhas.