A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) iniciou nesta terça-feira (4), na região do Macedo, testes em busca de aumentar a velocidade média dos ônibus que trafegam pela região, bem como melhorar a fluidez do trânsito. A operação prosseguirá nesta quarta-feira (5) e será encerrada na quinta-feira (6), quando serão apurados os resultados.
Uma das medidas adotadas foi criação de 500 metros de faixa exclusiva de ônibus na avenida Otávio Braga de Mesquita até a junção com a avenida Monteiro Lobato, no sentido centro de Guarulhos. Outra ação foi a transformação da rua José Campanella, no trecho compreendido entre as avenidas Tancredo Neves e Monteiro Lobato, em mão única de direção no sentido da Via Dutra, eliminando a faixa exclusiva de ônibus no trecho.
Com a mudança de mão de direção, os coletivos passaram a utilizar a rua Kida. De acordo com a SMTU, na região envolvida trafegam diariamente 30 linhas de ônibus, com frota de 259 veículos, realizando 1.311 viagens e transportando 134 mil passageiros por dia útil.
A operação está sendo desenvolvida em horários diferenciados. Na rua José Campanella dura o dia todo, enquanto a faixa de ônibus (sinalizadas com cones) da avenida Otávio Braga de Mesquita é montada das 6 às 9h, e das 16 às 20h.