A cidade de Guarulhos abriga hoje o maior complexo de produção audiovisual independente da América Latina. Em uma área localizada próxima à Dutra, na Vila Endres, o gigantesco terreno de mais de 60.000 metros quadrados já é um dos epicentros de atividades que movem a televisão, o cinema e a publicidade brasileira. Nesse cenário está sendo gravado, por exemplo, o programa “The Wall”, apresentado por Luciano Huck, um dos quadros de destaque do Domingão na Rede Globo. Este é apenas um dos muitos projetos que já encontraram seu lar nos três estúdios operacionais do complexo, administrado pela Endemol Shine Brasil, do Grupo Banijay.
O maior desses estúdios conta com impressionantes 6.383 metros quadrados e é apenas um exemplo do tamanho e da infraestrutura disponível no local. Para se ter ideia, o maior estúdio da cidade de São Paulo, o Quanta, alcança “apenas” 1.100 metros quadrados. Este investimento monumental da Banijay responde a uma demanda crescente do mercado audiovisual, impulsionada pelo crescimento de plataformas de streaming como Netflix, Amazon e Disney.
No ano passado, após o anúncio da construção do estúdio em Guarulhos, o prefeito Guti expressou sua satisfação em abriga-lo na cidade.”Estamos muito satisfeitos por colocar nosso município no mapa mundial das produções audiovisuais. Trata-se de um grande investimento da iniciativa privada. Coube à Prefeitura realizar os esforços necessários para facilitar a vinda deles para cá”, afirmou.
Montagem de cenário na Banijay Estúdios, em Guarulhos FOTO: Divulgação
O “Estúdio Banijay” é um empreendimento da Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual do mundo, que fechou 2023 com receita de 3,3 bilhões de euros. A Endemol, parte do grupo, é responsável por alguns dos formatos mais conhecidos no território nacional, produzindo conteúdos para uma variedade de canais, incluindo Globo, Netflix, HBO Max, Band, Discovery Home & Health, Record, MTV, GNT e muitos outros. Entre seus sucessos estão séries renomadas como “Casamento às Cegas”, “Master Chef”, “No Limite”, “Canta Comigo” e, também o “The Wall”, que já é gravado em Guarulhos.
Segundo a empresa, esse complexo oferece uma gama diversificada de opções para produções de todos os tamanhos, desde instalações internas e externas até tecnologia de ponta, galpões de cenografia e escritórios modernos para acomodar produtores e talentos.