Economia

TIM estuda antecipar uso da faixa de 700 MHz para o 4G

O vice-presidente para Assuntos Institucionais da TIM, Mario Girasole, reafirmou nesta segunda-feira, 8, o interesse da operadora em antecipar o uso da faixa de 700 MHz para a tecnologia 4G, mas destacou que a possibilidade técnica para que isso ocorra ainda está em estudo. A empresa já tinha sinalizado essa vontade no ano passado.

“É um desejo, mas tudo depende do trabalho que está sendo estruturado no Gired (grupo de implementação do processo de redistribuição e digitalização de canais de TV e RTV). Existe um trabalho de verificar as condições de como, onde e quando é possível antecipar. A análise ainda não está concluída”, disse Girasole durante a I Conferência Internacional sobre Neutralidade de Rede e o Futuro das Comunicações no Brasil, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio.

De acordo com o executivo, se as condições tecnológicas permitirem, “seria uma oportunidade”. “Em termos técnicos a questão está sendo estudada. O piloto de Rio Verde (GO) será um momento importante, será feito o primeiro teste de convivência técnica do 4G em 700 MHZ com a TV. Lá teremos indicações de como esses dois sistemas convivem”, disse.

Posso ajudar?