A TIM vai fechar até o fim do ano parceria para lançar uma empresa específica para o desenvolvimento das redes de fibra ótica, seguindo a mesma estratégia adotada pela Oi e pela Vivo. A TIM já havia anunciado interesse nessa iniciativa no primeiro semestre e nesta quinta-feira, 30, deu mais detalhes sobre a iniciativa.
Durante teleconferência com investidores e analistas, a direção da empresa informou que já assinou contratos de confidencialidade com interessados em fazer parte do negócio. A expectativa é de receber ofertas não vinculantes no início de setembro e depois selecionar um grupo pequeno com quem as negociações finais serão conduzidas. A princípio, não há uma preferência pelo perfil do parceiro – investidor financeiro ou operacional.
A nova empresa será uma subsidiária e contará com um spin off (cisão) das redes da TIM destinadas à prestação do serviço de banda larga – a TIM Live. Portanto, a subsidiária já vai nascer com atendimento a 27 cidades e 600 mil clientes conectados.
Os ativos que farão parte do spin off abrangem essencialmente os cabos de fibra ótica até os pontos de acesso (tecnologia <i>fiber to the home</i>, FTTH) e, possivelmente, também de FTTC (<i>fiber to the curb</i>, quando a conexão é feita entre o provedor e um dispositivo instalado no poste).
O investimento no desenvolvimento das novas redes ficarão concentrados neste novo veículo. Na largada, deve ser fechado um plano de expansão das redes para os cinco anos seguintes. A rede será neutra, isto é, poderá ser cedida a terceiros. A TIM permanecerá como principal cliente.
Durante a teleconferência, o presidente da TIM, Pietro Labriola, descartou interesse em dar um lance pela InfraCo, empresa de fibra nos mesmos moldes da Oi. "Não faremos nenhuma oferta pela Infraco, da Oi", frisou o executivo, explicando que o foco é o desenvolvimento próprio das redes.
Ele ponderou, entretanto, que a TIM pode vir a ser cliente da InfraCo em regiões onde isso faça sentido para a ampliação da cobertura do TIM Live.