Cidades

Tocha apagada

A passagem da Tocha Olímpica por Guarulhos está longe de ser uma unanimidade positiva. Por mais que a grande mídia e os patrocinadores oficiais tentem dar um caráter festivo ao evento, muita gente – até no meio esportivo – dá de ombros à recepção ao maior símbolo dos Jogos Olímpicos. A cidade, que já foi nos anos 90 a capital nacional do esporte amador, vive dias sombrios, sem qualquer destaque devido ao sucateamento das bases. Para piorar, a opinião pública se apresenta bastante dividia em relação à realização dos Jogos do Rio, conforme revelam pesquisas recentes.
 
 
 
Transtornos inevitáveis
 
Apesar da Prefeitura não admitir que tenha gastos com a passagem da Tocha por Guarulhos, muita gente acabará prejudicada no sábado quando importantes ruas e avenidas da região central serão interditadas por várias horas. Os bloqueios impedirão o acesso de moradores e de comerciantes a seus estabelecimentos. Fora que os motoristas, diante do precário sistema viário, terão poucas alternativas para driblas as interdições. Já é possível prever que, tirando aqueles que participarão da “festa”, os transtornos serão inevitáveis para boa parte da população.
 
No muro
 
O meio político também parece deixar a Tocha passar batida por Guarulhos. Nem mesmo o prefeito Sebastião Almeida (PT) e seu primeiro escalão demonstram muito entusiasmo com o evento. Entre os pré-candidatos a prefeito, manifestações zero. Nenhum dos pretendentes ao Bom Clima, até o momento, se pronunciou a favor ou contra a passagem do símbolo olímpico em Guarulhos. Muito ao contrário.
 
 
 
Máscaras
 
Recém-chegado às redes sociais de forma – digamos – mais profissional, o pré-candidato do PT, Elói Pietá, tem usado uma espécie de filtro em suas fotos, que transformam as imagens numa espécie de desenho, algo que já vem sendo criticado por especialistas em comunicação e marketing eleitoral. As máscaras passam a ideia de que o ex-prefeito tem algo a esconder. Ou será que é essa a intenção?  
 
 
 
PC do B democrata
 
O que já era cogitado há tempos se confirmou nesta segunda-feira. O PC do B, partido que sempre foi aliado ao PT tanto em nível nacional como em Guarulhos, anunciou que vai apoiar o pré-candidato a prefeito do DEM, o deputado Eli Correa Filho, conforme confirmou o principal nome do partido, o vereador Eduardo Barreto. Aliás, o parlamentar – há tempos – vinha adotando uma posição bastante crítica ao prefeito Sebastião Almeida em suas intervenções na Câmara Municipal.

Posso ajudar?