Guarulhos está prestes a receber uma das maiores obras viárias do Brasil. O trecho norte do Rodoanel Mário Covas, a cada dia que passa, fica mais próximo de tornar-se uma realidade não só para a população local, mas para todos os brasileiros que se beneficiarão da rodovia metropolitana, que fechará a volta em torno da Capital. A previsão do Dersa, empresa responsável pelo empreendimento que será custeado pelo governo estadual (dois terços dos investimentos) e federal (um terço), é de que as obras tenham início antes do final deste ano.
Porém, antes das máquinas rasgarem o chão, o governo do Estado, numa iniciativa que demonstra comprometimento social com a população que será desalojada para a rodovia, promoveu na última quinta-feira a assinatura do convênio entre o Dersa e a CDHU para a construção de mais de mil moradias. Ou seja, o poder público pretende primeiro cuidar das pessoas antes de construir a estrada.
Cabe agora a todas as partes interessadas na obra, como os setores ligados à moradia popular, meio ambiente, sistema viário, entre outros, que ainda se encontram na defensiva em relação ao Rodoanel, que revejam alguns conceitos e percebam que há mais benefícios do que problemas. Os estudos ambientais demonstram grande preocupação com a preservação dos mananciais e áreas de encostas. A obra, inclusive, pode servir como um anteparo para evitar ocupações irregulares de áreas hoje largadas à própria sorte.
Em relação à habitação, o Governo do Estado deverá dar todas as garantias necessárias para que nenhuma família, que terá que deixar seus imóveis, sejam em situação legal ou não, saia prejudicada. Ou seja, pretende-se garantir moradias mais dignas a todos.
Já o sistema viário do município, por mais que não haja a previsão de acessos diretos ao Rodoanel, será indiretamente beneficiada, já que a rodovia urbana tirará das ruas da cidade, assim como da via Dutra e Fernão Dias, nos trechos que praticamnte funcionam como avenidas urbanas, boa parte do tráfego de caminhões e ônibus, que – inavariavelmente – ajudam a congestioná-las. Ou seja, em diferentes aspectos, o Rodoanel é uma obra muito bem vinda para Guarulhos. Por isso, deve ser defendida por todos os setores, independente das bandeiras partidárias.