Estadão

Tom Wilkinson, ator de Batman Begins e Missão Impossível, morre aos 75 anos

O ator Tom Wilkinson, de <i>Missão Impossível</i> e Ou <i>Tudo ou Nada</i>, morreu aos 75 anos. A informação foi confirmada pelo agente do britânico ao site Deadline neste sábado, 30. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Conhecido no Brasil por ter vivido o personagem Carmine Falcone de <i>Batman Begins</i>, além dos filmes <i>Shakespeare Apaixonado</i>, <i>O Grande Hotel Budapeste</i>, <i>Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças</i>, <i>O Exorcismo de Emily Rose</i> – entre outros 130 projetos no cinema e na TV – o ator era um dos artistas britânicos mais admirados em Hollywood. Ele recebeu o prêmio Bafta de Melhor Ator Coadjuvante por <i>Ou Tudo ou Nada</i>, e foi indicado ao Oscar pelo mesmo filme. Também recebeu indicações por seu papel em <i>Entre Quatro Paredes</i>.

"É com grande tristeza que a família de Tom Wilkinson anuncia que ele morreu repentinamente em casa no dia 30 de dezembro", diz o comunicado divulgado pelo agente do artista. "Sua esposa e a família estavam com ele. A família pede privacidade neste momento."

Tom Wilkinson nasceu em Leeds, no norte da Inglaterra, em 1948. Ele deixa esposa e duas filhas.

Durante coletiva de imprensa pelo filme <i>O Exótico Hotel Marigold</i>, em 2012, Wilkinson falou sobre envelhecer: "Não há como se preparar para uma velhice como a que imaginávamos quando crianças porque o seu cérebro continua o mesmo dos 25, 27 anos", comentou Wilkinson. "Claro que quando a gente se olha no espelho percebe: Oh, meu Deus, você não tem mais 27 anos… Mas aqui em cima (apontando a cabeça), eu não tenho restrições."

Posso ajudar?