A artista plástica que se dizia apaixonada pelo Brasil, Tomie Ohtake, de 101 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (12) devido a um choque séptico causado por uma broncopneumonia. As primeiras informações são de que o velório acontecerá no Instituto Tomie Ohtake entre 8h e 14h desta sexta-feira (12).
Em Guarulhos Tomie deixou seu legado, são três esculturas espalhadas pela cidade que transmitem toda a personalidade da artista que gostava de usar formas geométricas e a natureza como inspiração.
Em 1997 uma estrutura de ferro foi instalada no interior de um dos blocos do Laboratório Ache. A estrutura tem 15 metros de comprimento transversal e 4,5 toneladas. A obra não é aberta ao público.
No ano de 2008 duas esculturas ganharam espaço na cidade, a primeira foi um painel no prédio da sede do SAAE, na Avenida Emilio Ribas, a peça em azul, tem 550 metros em tubos de aço, 11 centimentros de diâmetro, em uma área de 17 por 57 metros.
A ultima obra deixada pela artista na cidade está localizada na avenida de acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica. E pode ser vista por milhares de pessoas todos os dias. A obra é feita em aço, pinta de vermelho, tem 9 metros de altura pesa 20 toneladas.



