O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 2, traz a nomeação do jurista Torquato Lorena Jardim para o cargo de ministro da Transparência, Fiscalização e Controle. Ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Jardim substitui Fabiano Silveira, que deixou o cargo na última segunda-feira, 30, depois da divulgação de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado fazendo referências à Operação Lava Jato.
Jardim será empossado nesta manhã pelo presidente em exercício, Michel Temer, em solenidade no Palácio do Planalto marcada para as 11h.
Também foi nomeado nesta quinta-feira Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa para o cargo de secretário executivo do Ministério de Minas e Energia. A notícia da nomeação de Pedrosa foi antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, no último dia 17 e confirmada no mesmo dia pelo MME.
Pedrosa era presidente executivo da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace). Ele também já trabalhou na Eletronorte e na Chesf, foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre 2001 e 2005, além de conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Equatorial Energia, da Cemar e da Light.