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Toyota Etios Sedã X-Plus automático, a sobriedade na medida certa

Há seis anos no mercado brasileiro, nem de longe o Toyota Etios, principalmente em sua versão sedã, reúne atributos de beleza para o colocar entre os carros compactos que se destacam pelo design. Porém, quando se fala em custo-benefício (aí entram preço, durabilidade, confiabilidade, segurança, conforto e segurança), ele fica entre os primeiros. O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a versão X-Plus, uma evolução da XS, equipado com câmbio automático, que sai por R$ 62,3 mil, um valor que vale a pena pensar com carinho, ainda mais quando os concorrentes que oferecem pacotes parecidos custam bem mais que isso. 
 
O Etios sedã, apesar de ser considerado um compacto, tem muito espaço interno. Acomoda bem quatro ocupantes, mas leva cinco sem maiores apertos. O porta-malas, com capacidade para 562 litros, é maior até que alguns concorrentes médios. As dimensões externas não são exageradas. Tem 4.369mm de comprimento, 1.695 mm de largura e 1.510 mm de altura. 
 
A versão 2019 ganhou alguns itens que melhoram ainda mais sua condução, como sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC). No visual, pequenas mudanças, quase imperceptíveis aos menos ligados, como a moldura da grade central, que recebeu fino retoque na cor preta, além de novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra. Em relação à versão anterior XS, o X-Plus ganhou rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores.
 
A bordo de um Etios, como desde sua primeira versão, o motorista precisa se ambientar com o painel, sem nada atrás do volante, já que os comandos ficam todos no centro. Apesar de um pouco estranho, não é difícil se acostumar depois de alguns dias. Porém, agora há bem mais informações ali, já que o sedã da Toyota se apresenta bem mais conectado. 
 
O Etios, aliás, se destaca pro uma ampla lista de itens de conforto e conveniência em cada versão. O modelo conta com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração. 
 
Na versão X-Plus avaliada, tem também de série sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.
 
Equipado com motor 1.5, conta com a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo. O motor oferece potência máxima de 107 cavalos com etanol e 102 cv com gasolina. O  câmbio automático, apesar de ter apenas quatro velocidades, garante uma direção tranquila e bom desempenho tanto na cidade como estrada. 
 

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