A Secretaria do Trabalho realizará nesta sexta-feira (16), às 19h, no Centro Municipal de Educação Adamastor/Centro, solenidade de entrega de certificados de conclusão para cerca de 400 alunos que se formaram em um dos 12 cursos profissionalizantes oferecidos, neste semestre, pelo CTMO – Programa de Qualificação Social e Profissional.
Com duração mínima de 160 horas, os cursos são os seguintes: Eletricista Instalador (duas turmas), Leitura e Interpretação de Comandos e Projetos Elétricos, Controle de Medidas (duas turmas), Leitura e Interpretação de Desenho Técnico e Mecânico, Auxiliar de Gestão Empresarial, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Gestão Comercial, Marketing e Vendas, Serviços de Hotelaria, Produção de Eventos, Preparatório para Concursos e Jardinagem e Manutenção Predial.
Nesta terça-feira (13), os alunos do curso de Auxiliar de Gestão Comercial, Marketing e Vendas participaram de uma aula dinâmica, na sede da Secretaria do Trabalho, onde puderam colocar em prática os conceitos assimilados em sala de aula.
Segundo o professor Vagner Gonzales Ronda, a atividade serviu para que os formandos pudessem tomar conhecimento das melhores formas de adequar seus produtos e serviços às necessidades de uma clientela cada vez mais exigente. “Antes de mais nada, essa dinâmica foi importante para ressaltar a necessidade da qualificação profissional permanente”, destaca.
A secretária do Trabalho, Patrícia Ianda, também vê a questão do aprimoramento dos estudos como ponto primordial para quem deseja superar as adversidades ocasionadas pela escassez da oferta de vagas de trabalho. “Por isso, as pessoas precisam ficar atentas em relação às oportunidades que surgem não apenas nos empregos formais. A informalidade é hoje uma excelente maneira de driblar os efeitos provocados pela incerteza econômica que afeta a contratação de mão de obra”, avalia.