O prefeito Sebastião Almeida participou, nesta quinta-feira (24), da solenidade de premiação do programa Empresa Parceira da Formação Profissional - Selo 2014, promovida pela Secretaria do Trabalho.
Representantes de nove empresas e 14 instituições de ensino, sediadas em Guarulhos, receberam das mãos do prefeito, do secretário do Trabalho, Rabih Khalil, e demais autoridades troféus e placas de participação por se destacarem na aplicação de programas de formação e qualificação profissional. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo.
Nesta segunda edição, a Secretaria do Trabalho recebeu 34 inscrições de empresas e instituições de educação profissional. Uma comissão formada por integrantes da administração municipal, Câmara Municipal, Ciesp, Comissão Municipal de Emprego de Guarulhos (CMEG), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA), sub-delegacia Regional do Ministério do Trabalho e entidades certificadoras de aprendizes escolheu os 23 premiados.
Incentivo
De acordo com o secretário do Trabalho Rabih Khalil, o decreto que instituiu o prêmio previa a escolha de cinco empresas e uma instituição de ensino. No entanto, ele revelou que a comissão decidiu aumentar a quantidade de agraciados como forma de incentivo, para que mais programas de formação profissional sejam instituídos no município.
“As empresas podem e devem participar desse processo de inserção das pessoas no mercado de trabalho, porque o poder público não consegue arcar com essa tarefa sozinho. Por isso, estamos aqui hoje agradecendo o apoio de todos vocês para a capacitação dos trabalhadores”, afirmou o secretário.
Especialização
O prefeito Sebastião Almeida disse que, atualmente, em muitas empresas, quando termina o turno diário de trabalho, iniciam-se as aulas dos cursos de capacitação profissional, que são ministradas nesses mesmos locais. Na sua opinião, isso demonstra a preocupação e mesmo a necessidade de especialização da mão de obra, que o mundo moderno exige de todos nós.
“Antigamente, o trabalhador se especializava apenas em uma única função. Hoje em dia, se ele não estiver preparado para desempenhar outras tarefas, dificilmente irá conseguir uma colocação profissional. Por isso, os programas de capacitação são fundamentais”, garantiu Almeida.
Empresas premiadas
1. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A;
2. Bardella S.A Indústrias Mecânicas;
3. Cummins Brasil;
4. Flexform Indústria Metalúrgica Ltda;
5. Macom Instrumental Cirúrgico;
6. Multieixo Implementos Rodoviários;
7. Silva e Barbosa Comércio de Alimentos Ltda;
8. Supermercados Irmãos Lopes S/A;
9. Transportes Bertolini Ltda .
Instituições premiadas
1. Associação Caritativa da Paróquia Santa Cruz do Taboão;
2. ACM- Uirapuru Guarulhos;
3. Centro de Integração Empresa – Escola CIEE;
4. Centro Estadual de Apoio Profissional ao Adolescente CEAPA;
5. Clube das Mães Novo Recreio;
6. Circo Escola Cidade Seródio;
7. Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro;
8. Núcleo Batuíra;
9. Escola Natasha Franco Vieira;
10. Escola Senai Guarulhos;
11. Sincomércio – Guarulhos;
12. Sincomerciários – Guarulhos;
13. Universidade Guarulhos – UNG;
14. IFSP – Campus Guarulhos.