A Copa São Paulo Futebol Jr – também conhecida como “Copinha” – não será realizada em 2021, devido à pandemia do coronavírus. A decisão da Federação Paulista de Futebol foi enviada aos clubes na tarde desta quinta-feira, 26/11, por meio de comunicado oficial da entidade.
“É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021”, justifica o ofício da Federação, assinado pelo presidente Reinaldo Carneiro Bastos.
Disputada desde 1969, a Copinha tem Guarulhos como uma das sedes desde os anos 1990. No início, Flamengo e Guarulhos se revezavam ano a ano como representantes da cidade. Depois, apenas o Corvo passou a disputar a competição.
Uma nova mudança ocorreu em 2017 quando, pela primeira vez, as duas agremiações entraram em campo. A dupla rendeu jogos memoráveis ao torcedor guarulhense, como a vitória do Índio diante do Internacional (RS) por 1 a 0, em 1998. Naquela mesma edição, o Colorado – do zagueiro pentacampeão Lúcio – acabou campeão.
Em 2014, o Flamengo chegou às oitavas de final da Copinha após vencer o Palmeiras por 4 a 3 em uma grande partida. Foi a melhor campanha do rubro-negro na história do campeonato.
Para não prejudicar os atletas nascidos em 2001 – que teriam a última oportunidade de disputarem o torneio em 2021 – no ano seguinte, jogadores com 21 anos poderão atuar normalmente na Copa São Paulo.