Nove Trailers que comercializavam alimentos ao redor do Hospital Geral de Guarulhos, na região do Cecap, foram retirados do local na manhã,desta quarta-feira (17), numa ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU). A ação não agradou os comerciante e funcionários da unidade que utilizam os serviços diariamente.
O grupo de comerciantes luta na Justiça há cerca de três anos, desde que receberam a primeira notificação da Prefeitura em 2014, quando os trailers ocupavam um espaço em um terreno nos fundos do hospital. Na época, els teriam se locomovido para a avenida Ministro Evandro Lins e Silva, mas novamente foram proibidos de permanecer o espaço. Acabaram se instalando em uma calçada que seria de responsabilidade da unidade de saúde.
Segundo uma das representantes dos comerciantes, Roberta Foturnato, os proprietários dos trailers estão no local de forma irregular há 15 anos, mas desde a primeira notificação tentam obter uma licença de funcionamento. “Nós chegamos a comprar trailers novos e fazer toda a reestruturação que a Prefeitura nos orientou com a promessa de uma licença de funcionamento, o que não ocorreu”, explicou.
Roberta contou ainda que após a última notificação, ainda neste mês de maio, um documento pedindo a autorização da área para o hospital foi protocolado e entregue à Chefia de Gabinete da Prefeitura.
Na manhã desta quarta-feira os comerciantes tentaram impedir a passagem dos funcionários da Prefeitura com veículos estacionados em frente aos trailers, o que não impediu a ação.
Todos os alimentos foram retirados dos veículos pelos proprietários que se ajudaram para transportar. O aposentado Jonas Barbosa Santos, de 78 anos, comercializava caldo de cana. “Há três anos nós tentamos a licença e nada, agora eles chegam e acabam com tudo”. Jonas disse que pretende esperar pela liberação, mas caso isso não ocorra deve procurar um outro ponto legalizado para trabalhar. “Eu estou cansado disso, toda a vez que parece que tudo está se encaminhando, eles chegam, proíbem o comercio e não dão uma justificativa” , contou.
Segundo a SDU, os trailers estão em uma área pública irregular, onde não é permitido licenciamento. Ainda segundo a secretaria, os proprietários foram informados através de um comunicado no dia 5 de janeiro sobre o indeferimento da solicitação de licença de funcionamento. “Ainda em abril deste ano em reunião com o secretário (Jorge Taiar), foram informados novamente da necessidade de retirada dos trailers do local”.
No dia 6 de maio os comerciantes teriam sido notificados novamente do indeferimento. Neste comunicado a Secretaria teria informado que as atividades teriam de ser encerradas e seria preciso a remoção dos trailers do local.