Chega às telas brasileiras, em cópias 2D e 3D, o terceiro filme da série dos robôs gigantes. Os personagens, nascidos nos anos 80 como a série de brinquedos da Hasbro que se transformavam de veículos em robôs de combate e vice-versa, chegam agora a uma fase definitiva. O protagonista humano dos filmes anteriores, Sam, está tentando manter seu emprego normal. Mas, novamente não é isso que acontece e novos fatos fazem com que ele tenha que voltar a ajudar os guerreiros mecânicos. O motivo é que começam a aparecer pistas de que os robôs alienígenas já haviam sido descobertos por seres humanos, podendo até mesmo ter vindo à Terra antes do que se sabia. O próprio título do filme é traduzido em uma cena que mostra os astronautas norte-americanos, na missão que visitou a Lua nos anos 60, descobrindo a carcaça de um dos autômatos. Ao que parece, a batalha dos robôs em seu planeta natal, Cybertron, teve ligação com a Guerra Fria, travada entre EUA e Rússia. Os Autobots, liderados novamente por Optimus Prime, partem então para descobrir o que se passou antes que os Decepticons tenham acesso ao robô caído, algo que pode levar a Terra a enfrentar novamente uma perigosa batalha.
Mais uma vez sob direção de Michael Bay (Pearl Harbor, Armageddon, Bad Boys II), o filme marca a saída da atriz Megan Fox da franquia, deixando Rosie Huntington-Whiteley como a nova namorada do protagonista Sam, vivido por Shia LaBeouf, que já disse em entrevistas que não fará mais filmes de Transformers.
Transformers – O Lado Oculto da Lua (Transformers – Dark Of The Moon) – EUA, 2011. Ação. Direção de Michael Bay. Com Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Josh Duhamel, John Turturro, Tyrese Gibson, Patrick Dempsey, Rich Hutchman, Frances McDormand, John Malkovich, Kevin Dunn, Julie White, Alan Tudyk e Ken Jeong. Distribuição Dreamworks.