Se depender do fluxo de veículos no Gopoúva, no entorno do cruzamento da Avenida Emílio Ribas com a Rua Cônego Valadão, a mudança experimental de mão de direção no trecho de 45 metros da Emílio Ribas será efetivado. O GuarulhosWeb esteve no local nesta terça-feira, 30/10, o primeiro dia de testes da mudança viária, em três horários considerados críticos para o tráfego de veículos: manhã; hora de almoço, quando há entrada e saída de várias escolas na região; e tarde. Nos três períodos o tráfego de veículos fluiu bem nas ruas do entorno e não houve congestionamento.
Pessoas ouvidas pelo GuarulhosWeb criticaram apenas a dificuldade com a qual ônibus que trafegam pela Emílio Ribas no sentido Vila Galvão manobram à direita na Cônego.
Durante 7 dias, o trecho de aproximadamente 45 metros da Avenida Emílio Ribas, entre a Rua Dr. José Maurício de Oliveira e a Cônego Valadão terá mão única no sentido Centro. Os veículos que circulam pela Emílio Ribas, sentido bairro, entram à direita na Cônego Valadão, depois na rua Doutor Lourenço Granato (primeira esquerda) e retomam novamente a Dr. José Maurício de Oliveira (também primeira esquerda) para poderem acessar outra vez a avenida.
A solução foi encontrada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), por meio do Departamento de Engenharia. Antes de consolidar a mudança, a experiência vai avaliar os resultados.
Nesse período os agentes de trânsito estarão presentes para auxiliarem os motoristas em caso de eventuais dúvidas, mas o local será sinalizado com placas e faixas. Os usuários de transporte coletivo não serão prejudicados, pois não existe nenhum ponto de parada nesse trecho alterado.