O balanço dos primeiros 15 dias de operação do novo sistema pode ser considerado como desastroso e com poucos ou nenhum benefício aos que dependem exclusivamente do transporte público para se deslocar.
As últimas duas semanas foram de um verdadeiro caos e transtorno relatados por usuários, perdidos em meio a linhas, cujos trajetos eram desconhecidos, e informações desencontradas a respeito da aquisição do tão esperado Bilhete Único.
Desde a implantação no novo sistema, no dia 10 de janeiro, a reportagem do Guarulhos Hoje tem acompanhado a rotina dos usuários e buscado respostas aos principais problemas identificados junto à Prefeitura, que optou pelo silêncio ao esclarecimento da população. Entre as dificuldades apontadas, a falta de informação sobre as novas linhas e trajetos tem sido o principal problema.
Sobre a reorganização das linhas, a reclamação mais recorrente é do aumento do trajeto e, consequentemente, no maior tempo gasto nas viagens. A dificuldade na aquisição do Bilhete Único é também considerada como propaganda enganosa por alguns usuários. A falta de cartões em circulação e a impossibilidade de cadastrar o bilhete pelo telefone (0800) frustraram as expectativas da população.
Fora os problemas decorrentes nos trajetos e no pagamento das tarifas, os usuários ainda reclamam da falta de informação e banheiros públicos nos terminais. Na verdade, a Prefeitura não chegou a construir terminais propriamente ditos. Apenas improvisou pontões, sem as devidas condições de atendimento, nos locais onde pretende realizar as obras.
Principais reclamações:
• Falta de informação sobre as novas linhas
• Aumento do trajeto
• Aumento do tempo na realização dos percursos
• Dificuldades em encontrar os cartões do Bilhete Único
• Falta de banheiros públicos nas estações provisórias