Pela segunda vez, em menos de seis meses, a Prefeitura anuncia que irá realizar testes com ônibus articulados em Guarulhos. A primeira, "coincidentemente", ocorreu na semana que antecedeu o segundo turno das eleições municipais, quando Sebastião Almeida (PT) se reelegeu prefeito. O veículo foi apresentado em 24 de outubro, no Terminal Pimentas, para testes que durariam 30 dias. Na ocasião, o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, dizia que os articulados iriam se integrar ao sistema de transportes.
A eleição passou, o período de testes com aquele primeiro veículo acabou e a STT não falou mais a respeito. Desde fevereiro, o GuarulhosWeb questiona a assessoria da Prefeitura sobre o que tinha ocorrido com aquele teste e quando os articulados iriam circular efetivamente. Porém, como de praxe, nenhuma resposta foi obtida.
Nesta quinta-feira, ignorando os problemas de transportes que a cidade atravessa com a proibição da circulação das lotações e boa parte dos micreiros insatisfeitos com a falta de pagamentos, o prefeito Sebastião Almeida apresentou o novo sistema de ônibus BRT articulado (Bus Rapid Trafic), na sede da Empresa Vila Galvão, ignorando a ação eleitoreira de outubro e sem informar nada a respeito dos testes realizados anteriormente.
De novo, a STT apresentou dois veículos que começam a circular na próxima segunda-feira, em caráter experimental, nas linhas 453 – Terminal São João/Centro – e 701 – Terminal Pimentas/Centro. "Esse é apenas o início do processo de implantação dos ônibus articulados, que serão levados a outras regiões da cidade", disse Almeida sem se comprometer com datas e nem sobre estudos de viabilidade.
Cedidos às empresas em contrato de comodato, os veículos a serem avaliados têm características distintas. O articulado que atenderá os usuários do Terminal Pimentas é um veículo com câmbio automático e capacidade para 140 passageiros, operado pela empresa Campo dos Ouros. A ligação entre o São João e o Centro será feita pela empresa Vila Galvão, num ônibus de 21 metros de comprimento, e capacidade para 160 passageiros. Os ônibus articulados são equipados com motor Euro 5 e com o sistema BRT (Bus Rapid Trafic), que reduz as emissões de CO2 na atmosfera.