Veja a íntegra da nota:
A Bonauto Locação de Veículos LTDA, empresa nacional, séria, atuante do segmento de transporte escolar no Estado de São Paulo, vem a público esclarecer os problemas enfrentados na primeira semana de transporte de alunos nos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Suzano, Santo André, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.
1- Em 2009, em Pregão Presencial, a Bonauto apresentou melhor preço e melhor proposta de serviço para transportar estudantes nos municípios citados. Nossa proposta foi de R$ 22 milhões a menos do que a da concorrente, a empresa Benfica.
2- Depois de uma longa disputa judicial, finalmente conseguimos iniciar a prestação do serviço na semana passada.
3- Ao ganhar a concorrência, a Bonauto quebrou um monopólio de exploração comercial de quase 20 anos da empresa Benfica e definiu, de maneira pública, a faixa de preço correta que deve ser cobrada do Estado. Portanto, o que está em jogo é o preço justo que o Estado deve pagar para transportar seus estudantes.
4- Somente com este nosso contrato houve economia de R$ 22 milhões para os cofres públicos. Caso nossos preços, que são factíveis, fossem aplicados em todos os contratos do Estado de São Paulo, a economia direta da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão contratante, seria de R$ 120 milhões/ano.
5- Isso irritou nossa concorrente, que por duas décadas monopolizou o mercado, cobrando preços incompatíveis com a baixa qualidade de transporte que oferecia. Irritamos a concorrência ainda mais porque ela, que tem outros contratos no Estado de São Paulo, terá de rever, para menos, os valores abusivos cobrados.
6- Desde a semana passada, quando iniciamos o serviço, nossos veículos vêm sendo apedrejados e os condutores intimidados, por homens que não se identificam, que os orientam a não completar o trabalho. Além de criar um clima de insegurança, a estratégia está tirando de circulação veículos utilizados na operação diária.
7- As planilhas de trabalho que nos foram fornecidas estão incompletas, sem roteiros de trajetos, número correto de alunos a ser transportados ou pontos exatos de embarque, de forma a dificultar o desempenho de nossos condutores. O objetivo da sabotagem é caracterizar nosso descumprimento de contrato e pedir a sua anulação.
8- Para piorar o cenário de nossa estreia, o volume de chuva deste mês de março é recorde e já destruiu estradas, inviabilizando o trânsito de veículos e, consequentemente, o transporte de alguns estudantes.
9-Estes eventos, além de outros também sérios, de nosso conhecimento, já foram formalmente denunciados ao delegado titular do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, bem como à FDE.
10 – A presidência e a Diretoria Administrativa Financeira da FDE estão empenhadas em corrigir esta situação.
11 – Estamos trabalhando duro para superar os obstáculos, criados covardemente pela concorrência, e oferecer aos nossos estudantes um transporte de qualidade, limpo, pontual, seguro e eficiente. Temos certeza que estamos fazendo história e contamos com a compreensão de pais e alunos que, em razão do que foi exposto, não puderam ser transportados.
12 – A documentação comprobatória do que esclarecemos agora está à disposição no nosso Departamento Jurídico.