Mais de 200 vans percorrem neste momento as principais vias da região central, como Salgado Filho, Mãe dos Homens, Esperança, João Gonçalves, entre outras, tumultuando o trânsito. Chove forte neste momento. Muitos ônibus são fechados pelas vans, até que fiscais da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, responsável pela fiscalização, consigam normalizar a situação. Mesmo assim, há congestionamento em toda a região.
Os perueiros protestam contra a Prefeitura que, desde sexta-feira, intensificou a fiscalização para impedir que as vans circulem. Desde a implantação do novo sistema de transportes, há dois anos, esse tipo de transporte alternativo atuava sob o efeito de liminares que obtiveram na Justiça. Entretanto, o administração do prefeito Sebastião Almeida (PT) conseguiu que o Tribunal de Justiça cassasse as liminares, impedindo a circulação e descredenciando os permissionários.
Desta forma, até que a categoria consiga outra decisão judicial favorável, a vontade já manifesta por Almeida em diferentes oportunidades, de acabar com as lotações em Guarulhos, está prevalecendo. Lideranças dos perueiros garantem que já estão se preparando para um longa batalha judicial e prometem manter os veículos em circulação.