Política

Trecho de corredor está previsto para primeiro semestre de 2011

Espaço inaugurado será aquele entre o Taboão e o Cecap

O governador Alberto Goldman pretende entregar um trecho de 3 km do corredor Guarulhos-São Paulo até o primeiro semestre do próximo ano. O espaço inaugurado será aquele entre o Taboão e o Cecap. O anúncio aconteceu nesta segunda, dia 18, na Marginal Baquirivu-Guaçú, local das obras no Parque Cecap.

A visita, em que Goldman aproveitou para fazer o comunicado, teve por objetivo a realização de vistoria técnica na obra.

A respeito de atrasos e desapropriações, o governador afirma que eles são problemas comuns em processos deste porte. "Toda obra viária precisa realizar desapropriações, seja comercial ou residencial. Existem duas possibilidades, uma por ação administrativa ou jurídica em caso de resistência", destaca.

Crítica – Ainda durante a vistoria no local, Goldman criticou o não comparecimento do prefeito Sebastião Almeida (PT) para acompanhá-lo na realização do trabalho. "Cadê o prefeito? Será que o mau tempo fez com que ele mudasse de ideia ou acredita que o horário agendado é muito cedo?", questionou.

O corredor Guarulhos-São Paulo possuirá 32 km de extensão em seu traçado completo, que sairá do bairro do Taboão e irá até o Tucuruvi, na zona norte da Capital. Estão incluídos neste equipamento pontos de paradas, estação de transferência e ciclovia.

A estimativa é de que sejam atendidos inicialmente 100 mil passageiros por dia de operação do serviço.

A previsão é de que sejam gastos R$ 18,1 milhões para a realização total da obra.

Trem de Guarulhos depende de terminal no Aeroporto

Goldman (PSDB) afirmou ainda que, para a implantação do Trem de Guarulhos, é necessário parecer definitivo sobre a construção do terceiro terminal no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com trajeto do Brás, na zona leste da Capital até o Taboão, o projeto segue indefinido desde 2002.

"Iniciamos o processo de licitação para implantação da linha, mas nenhuma empresa demonstrou interesse em participar da concorrência pública. O que afastou a iniciativa privada foi à falta de dados sobre possíveis atendimentos", explica.

Ele ainda destaca que seria realizada extensão do Taboão até o Aeroporto e critica a demora do Governo Federal para iniciar as obras.

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