Início » Trem de Guarulhos fica fora de reforço no transporte metropolitano no domingo de Enem
Cidades

Trem de Guarulhos fica fora de reforço no transporte metropolitano no domingo de Enem

Mudanças facilitam deslocamento dos estudantes neste primeiro dia de provas; Linha 13-Jade é a única que não terá intervalo menor entre os trens

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) reforçaram a operação para facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer a prova da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As equipes estarão atentas no monitoramento para fazer possíveis ajustes ao longo do dia. “Reforçamos a operação para estar ao lado dos estudantes nesse momento tão importante para todos que se dedicaram durante anos aos estudos”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A linha 13-Jade da CPTM, em Guarulhos, porém, ficou de fora do reforço anunciado. Todas as demais linhas da CPTM vão funcionar com intervalo de 10 minutos entre os trens do início da operação até as 14h. Em Guarulhos serão mantidos os intervalos de 35 minutos aos domingos.

Segundo o governo do estado, todas as estações terão reforço na segurança e a adição de bilhetes extras nas bilheterias.

EMTU e Metrô

As equipes de fiscalização e gerenciamento operacional da EMTU/SP estarão de plantão para monitorar e autorizar eventuais aumentos de frota das linhas metropolitanas na Grande São Paulo.

O Metrô vai reforçar sua frota de trens entre 10h e 13h. Serão colocadas em circulação mais composições do que em um domingo habitual nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A operação especial do Metrô também contempla a disponibilização de trens reservas estacionados em pontos estratégicos das linhas, para ampliar a oferta de viagens em caso de aumento de demanda.

As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, vão trabalhar com frota e intervalos normais para os domingos. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

Bilhetes

Para que o estudante economize tempo, é recomendado comprar as passagens com antecedência. Além das tradicionais bilheterias, as passagens para metrô e CPTM também podem ser adquiridas em QRCode, disponíveis para compra pelo aplicativo de celular “TOP” e em máquinas de autoatendimento nas estações.

Neste domingo, assim como em todos os domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas durante todo o funcionamento nas linhas de metrô e da CPTM.